domingo, outubro 14

"A Gula é parente próximo da compulsão"


" (...) A gula é parente próximo da compulsão, um desvio de comportamento de origem emocional. Quem come demais estabelece com os alimentos vínculos físicos e emocionais. Não duvide: os gordos são pessoas ansiosas, que comem à procura de um alívio temporário de suas tensões.

A comida — especialmente os doces — é serotoninérgica. Isso quer dizer que nela (e nos doces ainda mais) existe um grupo de substâncias que imitam a ação das serotoninas. Normalmente, as serotoninas são fabricadas pelo organismo e funcionam como "calmantes", provocando uma gostosa sensação de bem-estar.

Quando "bate a depressão", há uma diminuição no seu nível de serotonina. Então, você come para substituir — de maneira fugaz e engordativa — as serotoninas naturais. Após comer para se saciar em "falsas serotoninas", os problemas emocionais não mudaram. E você está mais gordo — e mais feio. Então, mais frustrado, volta a comer. Assim, de tristeza em tristeza, você cria o círculo vicioso de mais frustração, mais comida, mais frustração e... cada vez mais quilos.

A neurociência já descobriu no mínimo quatro sistemas de descontrole emocional. Os três primeiros relacionam-se intimamente à busca por comida:

1) Sistema de recompensa e busca 

2) Sistema de raiva

3) Sistema de medo/ansiedade 

4) Sistema de pânico


Não importa qual o motivo por que você pede socorro à comida, mas sim que esse comportamento precisa mudar. Em sua cabeça, você deu guarita a um inimigo que o obriga a conviver com um hábito destrutivo: o de comer demasiadamente.
Ao contrariar esse monstrinho, seu corpo e sua psique começam a conspirar contra. A memória do corpo luta para reaver os quilos extras e, igual a Camila Morgado, você se sente irritado, enjoado etc. A dependência emocional "cria" situações que o empurram de volta ao aditivo químico que sumiu do mapa: a comida. (...)"

in "Dieta Nota 10" de Dr. Guilherme Ribeiro

Sem comentários: