quinta-feira, março 10

Partilho um texto que achei muito interessante...

"Motivação
A motivação é dos factores mais importantes, e que irá determinar quão bem sucedidos, seremos no processo de perder ou controlar o nosso peso. E só ela nos dará a motivação para sairmos para fazer exercício, não comer aqueles alimentos nefastos ou continuar a seguir a nossa dieta. Muita gente que quer perder peso, já tem motivação para o fazer, no entanto, este nível não costuma ser suficientemente elevado para evitar recaídas. Consulte atentamente esta secção, que poderá a ajuda-lo a aumentar o seu desejo de sucesso.

Aprenda a aceitar-se
Na maior parte das vezes, as pessoas fazem dieta ou exercício, na esperança de atingir objectivos completamente irrealistas. Os anunciantes de produtos de fitness, promovem esta imagem através dos anúncios com promessas como “você também poderá ter um corpo assim!”. Acabamos por acreditar, e depois quando os objectivos desejados não são atingidos, ficamos a acreditar que falhamos.
Devemos pôr tudo isto para trás e apercebermo-nos que a grande maioria da população não tem a predisposição genética para se parecer com um modelo, que você vê através de imagens ajustados a computador. Você não é uma aberração por não ter um aspecto daqueles, os modelos é que são a verdadeira aberração, pois estão em minoria.
Aprenda a amar-se, a perder peso por si, não para agradar a alguém, mas para ser mais saudável, para parecer melhor, e para ter uma nova vida. A pressão constante que tenta transforma-lo em alguém que nunca poderá ser fisicamente, irá acabar. Ficará surpreendido em como isto o fará sentir bem, e como isto o poderá ajudar a motivar-se para fazer melhorias realistas.
Quando aprendermos a apreciar o nosso próprio corpo, aprenderemos a trabalhar com ele e não contra ele

Tenha pensamentos positivos e não negativos
Temos muito a tendência de olhar para os nossos aspectos negativos, no entanto, depois de aprendermos a aceitar-nos como somos, será mais fácil focarmo-nos nos nossos aspectos positivos. Escreva no seu diário de exercícios ou de dieta, ou no inicio da sua agenda, uma lista de todos os seus aspectos positivos, físicos e mentais, vá-lhe acrescentando posteriormente todos seus sucessos na sua perda de peso, e consulte-a regularmente, ao acordar e antes de ir para a cama, cada vez que se sentir tentado a cair em tentação ou desmotivado.

- Se não conseguir atingir um objectivo, então foque-se no facto de que irá chegar lá eventualmente;
- Lembre-se quão longe chegou e não do caminho que ainda precisa percorrer;
- Se falhar um dia de exercício, não se preocupe, regresse apenas com mais energia;
- Lembre-se dos benefícios que conseguirá através do seu novo eu;
- Lembre-se que o exercício está a melhorar a sua saúde e o seu bem estar, e irá acabará por aumentar a sua longevidade;
- Lembre-se que o exercício tem muitos benefícios psicológicos, incluindo uma confiança e auto estima renovados;
- Qualquer acção aumentará a sua motivação.

 
Defina Objectivos
A definição de objectivos tem a vantagem de permitir que mantenha a sua atenção naquilo que quer atingir, os seus objectivos serão o seu contracto consigo mesmo e o seu grau de motivação fá-lo-ão atingir esse contracto. Se definir objectivos demasiado difíceis de atingir, então acabarão por afectar o seu sucesso, o seu subconsciente não faz a distinção entre grande e pequeno, apenas entre sucesso e insucesso. Os seus objectivos deverão ser realistas e fáceis de atingir. Cada vez que atingir um objectivo, ganhará motivação para continuar a atingir mais.

 
Tente
- Escrever os seus objectivos;
- Definir objectivos fáceis e frequentemente, para criar o habito que é bem sucedido;
- Defina objectivos mesuráveis – como perder meio kilo por semana;
- Conte aos seus amigos e familiares sobre os seus objectivos, para obter apoio e motivação;
- Tente novos objectivos desafiadores, para que a sua rotina não se torne numa tarefa;
- Recompense-se ao atingir um objectivo;
- Pense positivo, substituindo todos os “não consigo” ou “não posso” por “eu quero, consigo e posso”;
- Não defina objectivos de longo prazo, apenas de curto prazo."

FONTE: http://desodorizante.brinkster.net/motivacao.aspx


2 comentários:

Lilith disse...

tudo tão certo e tudo tão difícil de encaixar na cabeça, nem percebo porquê, afinal tem muito mais lógica rodearmo-nos de energia positiva do que starmos com constantes nuvens negras :D bolas, o ser humano é mesmo complicado! acho que se tentarmos diáriamente estar motivados e confiantes, acabará por se tornar um hábito :) a ver vamos!

beijos :)

Paula Gordinha disse...

mt bom