quarta-feira, março 9

Com que frequência me devo pesar?!

Durante muito tempo reflecti sobre as vantagens ou desvantagens de me pesar diariamente, cheguei à conclusão que independentemente dos argumentos de cada uma delas, este hábito já se encontra demasiado instalado para o conseguir alterar, faz parte da rotina. Mas sei que muitos especialistas defendem uma pesagem regular mas não diária, dadas as consequências que os valores podem ter sobre a  motivação e auto-estima.

Vou postar aqui um artigo que li recentemente e cuja fonte é a Clínica Francesa, que trata esta questão:

"Com que frequência nos devemos pesar?
O conselho mais importante a reter é: não conviva com a sua balança todos os dias ! Muito menos se quer emagrecer. Durante este processo deve pesar-se com alguma regularidade e semanalmente é o ideal.
Mais do que isso pode ser tóxico para a mente e para o corpo, pois os resultados podem influenciar o seu comportamento: reduzindo drasticamente nos alimentos ou exagerando no exercício, e isso é um erro que pode estragar o equilíbrio da dieta e do organismo.
As flutuações diárias podem resultar de muitas coisas, entre elas da retenção de água, cuja quantidade vai depender dos alimentos que foram ingeridos. Por essa razão convém definir o dia e a hora para se pesar: o melhor é de manhã ainda em jejum. E se cometeu alguns excessos, adie a pesagem por uns dias, já que pode desmoralizar.
Lembre-se, a maioria das mulheres ganha peso nos dois dias que antecedem o período e nos dois dias depois de terminar. Não é razão para entrar em pânico mas também não corra a consolar-se com chocolates! A variação de peso pode ir até 2 quilos.
Outra informação importante, é que na primeira semana de uma dieta perde-se muita agua. Por isso se perde logo bastante peso. Mas após a regularização da água no corpo, esta perda vai desacelerar e até pode parar durante uma semana. É normal, mantenha o estipulado e confie.
Se fizer muito exercício e está a seguir uma dieta hyperproteica pode ganhar músculo, que pesa mais que a gordura, assim embora perca volume, na balança só vê tragédias. Por isso, medimos e pesamos e só com estes dois resultados é que se tiram conclusões.
Pese-se inteligentemente! É importante para o seu peso e para a sua cabeça!"

 
Falo nesta questão devido a um comentário que me deixaram relativamente à perda de peso de ontem para hoje, eu entendi o que a menina que o deixou quis dizer, no entanto, quem me acompanha há mais tempo sabe que me peso na mesma balança, todos os dias de manhã, em jejum e nua, se a balança me diz que há 40 dias atrás pesava 73kg e hoje de manhã pesava 63,6kg, é natural que ao longo deste tempo tenha perdido 300gr num dia, 100 no outro, 400 gr no outro, espero que me consiga fazer explicar. Não defendo tese nenhuma quanto à frequência das pesagens, embora tendencialmente ache que a pesagem semanal é, muito possivelmente, mais "saudável", mas cada um se deve pesar com a regularidade que entender, eu sinto necessidade de o fazer todos os dias. Conheço o meu metabolismo como as palmas das minhas mãos, porque a certa altura tive necessidade de encontrar explicação para tantos porquês: porque é que eu como o mesmo que os outros e engordo e eles não? Porque é que eu faço exercício e mesmo assim o peso não desce? Porque é que engordei 1kg numa semana se não alterei os hábitos? Estas questões entre tantas outras incomodavam-me, precisava encontrar respostas. E hoje sei, ainda que de um modo mais ao menos supérfluo, as respostas. E peso-me todos os dias, para perceber como as coisas estão a evoluir, ou se estão estagnadas. E peso-me também quando como porcarias e sei que o peso vai ser influenciado, para que fique registada a parvoíce, e para que talvez sirva de lição (normalmente não serve...)! Não tenho qualquer psicopatologia associada a distúrbios do foro alimentar, pelo menos conhecida, ou que revele sintomas. Tenho tendência para engordar e faço-o com relativa facilidade, por outro lado, é com a mesma velocidade que perco os quilos ganhos, basta fazer o processo inverso, comer menos do que me faz mal + fazer mais exercício.
 
A pesagem funciona para mim de duas formas: quando a coisa corre bem, é um factor motivacional fantástico para continuar na luta; quando corre mal, permite-me reflectir sobre o que pode ter influenciado o peso e não me desmotiva, eu não procuro a motivação apenas na balança, a motivação está dentro de mim. Se perco 100gr fico contente, se ganho 200gr sinto que tenho que continuar, até vencer.
 
E depois de ter escrito um post tão grande estou cerca que perdi pelo menos 10kcal, por isso vou ali à balança pesar-me e já volto... :)

7 comentários:

Unknown disse...

Bom Amiga eu só tenho a dizer que se vc sofre de algum mal me avise porque eu sofro do mesmo.
Me peso todos os dias pelo menos uma vez ao acordar e outra antes de ir dormir. Se sou maluca, maníaca, doente ou qualquer coisa do tipo eu não sei. O que sei é que é assim que mantenho meu peso e elimino o que preciso.
Grande Beijo

* Patrícia * disse...

Olá ;)

Pois eu também me peso todos os dias...logo de manhãzinha, que é para ter força e motivação para alcançar o peso ideal ;)

Obrigado pela matéria dessa fonte!

beijinho

Alex disse...

Eu tb já tenho a rotina demasiado instalada lol

Já não vou conseguir mudar, mas nem sei se quero. Porque comigo acontece o mesmo que contigo. Se no dia seguinte tenho mais... ajuda-me a corrigir nos dias seguintes, se tenho menos, motiva-me para continuar :)

Alex disse...

Eu tb já tenho a rotina demasiado instalada lol

Já não vou conseguir mudar, mas nem sei se quero. Porque comigo acontece o mesmo que contigo. Se no dia seguinte tenho mais... ajuda-me a corrigir nos dias seguintes, se tenho menos, motiva-me para continuar :)

Mllissa disse...

Exactamente o que eu faço e sinto.

MariaNaLua disse...

Apesar de achares que o teu post está grande eu li-o todo e gostei bastante!!
e quero que fiques a saber que me identifico ctg (pelo menos neste aspecto). digo mais houve uma altura que emagreci bastante e tambem me pesava todos os dias, mantive o meu peso por uns bons tempos...e sabes qual foi o meu erro? deixei de me pesar e entao não tive a noção que estava a engordar! se te sentes bem continua com o teu hábito!
acho que cada uma de nós sabe qual é o seu ritmo ideal de pesagem, ou pelo menos devia saber.

Unknown disse...

acabei de me pesar que horror de manha estava com 74.500 agora estou com 75.600 e holha que eu caminho todos os dias ainda noão sia como vou perder peso mas sei que vou
to triste