terça-feira, agosto 3

FITNESS: MITOS

Mito 1: Engordamos com o avançar da idade
A maioria das pessoas acredita que é inevitável engordar à medida que vamos envelhecendo, o que não é de todo verdade. Apenas engordamos porque não fazemos exercício ou porque nos alimentamos de maneira incorrecta. Tudo depende das escolhas que fazemos e do estilo de vida que levamos.

Mito 2: Mulheres ficam demasiado musculadas quando fazem levantamento de pesos.
Não é fácil ganhar músculo, mesmo com um treino intensivo de musculação. No caso das mulheres ainda é mais complicado, uma vez que têm uma percentagem muito reduzida de testosterona, a hormona responsável pelo aumento muscular

Mito 3: Os abdominais devem ser exercitados no final do treino
Os abdominais pertencem à zona mais importante do corpo e a que a grande maioria dos indivíduos precisa de trabalhar. Não faz sentido exercitar a zona mais importante no final do treino, quando já estamos cansados.

Mito 4: A actividade fundamental para emagrecer é a aeróbica
Não é bem assim:
- Não queima assim tantas calorias durante a prática e ainda menos, após o treino;
- Reduz a libertação de hormonas e enzimas responsáveis pela redução de calorias;
- O corpo adapta-se e torna-se mais eficiente, o que significa que terá de trabalhar menos para fazer o mesmo exercício, queimando assim uma menor quantidade de calorias.

Mito 5: Fazer musculação para perder peso
Dificilmente conseguirá perder peso apenas através de treinos de musculação – estes existem para, tal como o nome indica, ganhar músculo. Para perder peso, terá de fazer um treino específico que poderá conter, eventualmente, alguns exercícios de musculação.

Mito 6: Basta treinar para melhorar a condição física
Mesmo que faça um treino exigente, se este não for acompanhado por uma dieta alimentar correcta dificilmente vai conseguir obter os resultados pretendidos. São duas faces da mesma moeda.

Mito 7: Se não sentir dores no dia seguinte é porque não treinou com a intensidade correcta
Muitas pessoas utilizam este “método” para perceber se estão ou não a treinar como deve ser. No entanto, se ficar dorido todos os dias depois de treinar, o mais certo é estar a exagerar na quantidade de exercícios. As dores devem ser entendidas como normais se as sentir quando começa ou quando altera um plano de treino, não quando acontecem regularmente.

Mito 8: O uso de muita roupa ou de roupa quente força a transpiração e ajuda a queimar gordura
Não. O que acontece é uma grande perda de líquido, o que não significa perder gordura. Deve-se ingerir líquidos antes, durante e depois dos exercícios e usar roupas apropriadas para a actividade física que se vai fazer. Se a transpiração excessiva queimasse gordura, as saunas resolveriam o problema de quem quer emagrecer, não acha?

Mito 9: Os exercícios localizados eliminam a gordura localizada em algumas regiões do corpo
Os exercícios localizados simplesmente não ajudam. A ajuda só acontece desde que associados à dieta alimentar e aos exercícios aeróbios. Os exercícios localizados combatem a flacidez muscular local, aumentam a resistência muscular e ajudam na hipertrofia da musculatura (dependendo do tipo de treino), mas sozinhos não eliminam a gordura localizada. Por exemplo: os exercícios abdominais não são suficientes para queimar a gordura localizada nesta região. É necessário fazer também exercícios aeróbicos e dieta regular.

Mito 10: Correr 10Km ou caminhar 10Km faz queimar a mesma quantidade de calorias.
Não. Poderá queimar mais calorias correndo menos tempo, mas numa intensidade maior do que caminhando a mesma distância em mais tempo. Não se preocupe tanto com o gasto calórico dos exercícios. O importante é fazer exercícios (aeróbios, com peso e alongamentos) e dieta regularmente.

Mito 11: É possível contabilizar as calorias dispendidas numa actividade.
Não. O gasto calórico varia de pessoa para pessoa, da intensidade e tempo do exercício, da idade, sexo, possíveis problemas hormonais, diabetes, peso corporal, etc. Não se pode dizer que para caminhar x tempo gastam-se x calorias, pois isto seria afirmar que iria ter sempre esse mesmo gasto, quando na verdade este gasto calórico pode mudar devido ao tipo de piso, velocidade, inclinação ou subidas, qualidade de movimentos, condições climáticas e outros. Os valores que são apresentados em tabelas, são valores médios aproximados, mas não precisos.

Sem comentários: