segunda-feira, dezembro 13

2.ª Tarefa do desafio do Biggest Loser dos Blogues

2.ª Tarefa do desafio do Biggest Loser dos Blogues:

“A vossa tarefa é a de indicarem no vosso blog os alimentos que não podem faltar na vossa alimentação diária, podem complementar com fotos, etc. Devem, também, indicar que plano alimentar seguem. A tarefa desta semana assenta nas bases da alimentação, o que temos que fazer e comer para ficarmos saudáveis e com um peso desejável.”

Peso Actual (13/12/2010): 71,2Kg (- 2,700Kg desde o dia 01/12/2010)

Ora cá vai:

Alimentos que não podem faltar na minha alimentação diária:
- Água;
- Fruta, muita fruta…;
- Iogurtes magros, quer liquidos quer sólidos;
- Sopa, é a minha forma de comer legumes pois não sou muito adepta de saladas;
- Frango (peitos de frango, bifes de frango, frango grelhado…);
- Peixe (de preferência grelhado pois não lhe acho muita piada cozido)
- Queijo fresco magro;
- Tostas integrais sem sal;
- Pão especial de sementes e fibra (Continente);
- Ovos;
- Azeite;
- Leite magro.


Plano Alimentar:

Com sinceridade não posso dizer que siga propriamente um plano alimentar específico, até porque acredito que se o fizesse não estaria nesta situação, com 71Kg! De todo o modo, julgo ter adquirido ao longo do tempo os conhecimentos correctos que me permitem ter uma alimentação correcta, e acima de tudo saudável, não fosse estar sistematicamente a boicotar os meus objectivos não tenho dúvidas que já estaria onde quero estar.

Avançando… A minha alimentação baseia-se em dois pressupostos:

1.º Optar pela ingestão de hidratos de carbono de absorção lenta;

2.º Priveligiar os alimentos com maior quantidade de proteína e menor quantidade de lípidos, glícidos e hidratos de carbono.

Estes dois pressepostos resumem-se à minha crença de que:

As proteínas, da palavra grega protídeos (primordial importância), têm papel fundamental no organismo. Agindo na reparação e construção de tecidos, elas são essenciais em dietas para perder gordura e em exercícios físicos. A molécula de proteína é construída ou polimerizada a partir de seus blocos formadores, os aminoácidos. São cerca de 200 presentes na natureza, mas apenas 21 são metabolizados pelo organismo humano. Entre estes, oito são chamados essencias, isto é, não sendo sintetizados pelo nosso organismo, devem ser fornecidos pelos alimentos. Os outros 13 produzidos no organismo são chamados de não-essenciais.

Os aminoácidos essenciais contribuem consideravelmente para o aumento da resistência física, pois durante as atividades de longa duração são utilizados pelos músculos para fornecimento de energia.

Dentre as fontes de proteínas completas - aquelas que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas - estão os ovos, o leite, a carne, o peixe e as aves. Os alimentos de alta qualidade proteica são essencialmente de origem animal, enquanto a maioria das proteínas vegetais (lentilhas, feijões, ervilhas, soja, etc) é incompleta em termos de conteúdo proteico e, portanto, possui um valor biológico relativamente menor.

Entretanto, convém compreender que todos os aminoácidos essenciais podem ser obtidos diversificando o consumo de alimentos vegetais, cada um dos quais com uma qualidade e quantidade diferentes de aminoácidos.

1 comentário:

Narcisa disse...

Boa Atlantis, gostei de saber o que fazes ;) Bjkssssssss e muito sucesso.