domingo, dezembro 5

Taxa Metabólica Basal

Metabolismo basal ou taxa metabólica basal é a quantidade calórica ou energética que o corpo utiliza, durante o repouso, para o funcionamento de todos os órgãos, por exemplo, o coração, cérebro, pulmões, intestino, etc.

Cálculo do metabolismo basal
O cálculo deve ser feito ao acordar após 8 horas de sono para melhores resultados, e para praticantes de atividades físicas, este calculo não é eficaz.

Cálculo para homens: MB = 1,3 x {66,4 + [(13,7 x peso(kg)) + ( 5 x altura(cm)) - (6,7x idade(anos))]}

Cálculo para mulheres: MB = 1,3 x {655,1 + [(9,5 x peso(kg)) + (1,8 x altura(cm)) - (4,6 x idade(anos))]}

Exemplo: uma mulher de 30 anos, pesando 60 kg e com altura de 160 cm terá um MB de: 1787,5 calorias/dia. Lembrete: caso pratique atividade física regular, substituir a multiplicação inicial de 1,3 por 1,5. Existem outras formas de calcular o MB, mas todas levarão ao mesmo resultado.

Quanto à qualidade, cerca de 50% a 60% das calorias totais do dia devem ser provenientes de carboidratos, que podem ser complexos (amidos) ou simples (açúcar, frutose).
Deve-se dar preferência ao consumo de arroz, massa e pão integrais, além de frutas e verduras, ricos em fibras (são necessários por volta de 30g de fibras por dia). De 15 a 25% da dieta deve ser composta de proteínas e até 30% de gordura.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metabolismo_basal

Sem comentários: