terça-feira, março 23

PEDÓMETRO

Não fique parado a ver os dias a passar! Tenha uma vida mais activa.


Este mês descobri um novo aparelho, o pedómetro. Já adquiri um, na Sportzone. São muito baratos, existem inúmeros modelos a partir de € 7,00. O pedómetro é sem dúvida uma excelente forma de avaliar o nosso nível de actividade física (especialmente a actividade informal, também chamada de actividade física do dia-a-dia).

O que é e para que serve o pedómetro? Trata-se um aparelho de utilização simples e prática, que serve especialmente para monitorizar a actividade física através da contagem dos passos dados, embora possa também registar a distância percorrida e as kcal gastas.

A utilização do pedómetro vai possibilitar o planeamento de um programa ou a simples adopção de pequenas estratégias que visam aumentar o nível de actividade física das pessoas sedentárias ou pouco activas.

Como e quando se utiliza? O pedómetro deve ser utilizado durante todo o dia, com excepção para o período de sono e para as actividades em meio aquático (tomar banho, hidroginástica, natação), uma vez que o aparelho não é à prova de água.

Para mais precisão na contagem, o pedómetro deve ser colocado na cintura, preferencialmente na região lateral por cima da crista ilíaca (osso da anca)

Como sei se sou ou não activo? É recomendável que cada pessoa efectue mais de 10.000 passos por dia, apesar de valores superiores a 7.500 passos serem considerados aceitáveis. Valores inferiores a 5000 passos por dia indicam um elevado nível de sedentarismo nas actividades quotidianas e devem ser evitados.

1 comentário:

LGG disse...

Já tive um, mas dei-o à minha mãe quando comprei um daqueles xpto com banda que se coloca no peito e que mede as calorias de acordo com o esforço que fazemos. Mas não me entendi com ele e agora não tenho nenhum. Um dia destes compro outro.