sábado, fevereiro 27

PRECISO DE CAFÉ!!!

Tenho sono!

Embora já sejam 9 da manhã, a verdade é que dormi mal. Adormeci já próximo das duas, e durante a noite acordei duas ou três vezes para ir ver o bebé, que já está a dormir no seu quarto, para confirmar se estava agasalhado ou simplesmente para lhe ir dar a "chucha perdida"! Para ajudar decidiu acordar às 7 e tal e manifestar-se! Fim do curto período de descanso!

Conclusão estou que nem posso, e a primeira coisa que preciso para me ajudar a enfrentar um novo dia é... CAFÉ!



Milhões de pessoas em todo o mundo iniciam o dia com um café. O cheiro, o sabor e a cafeína constituem-se como grandes prazeres. Além disso, existem estudos que demostram as vantagens de beber café para a nossa saúde e bem-estar.

O café tem apenas 2 calorias por chávena, o que é naturalmente insignificante. O cafezinho por si não engorda, desde que obviamente não seja acompanhado de açúcar, e por sinal ajuda a emagrecer. O primeiro motivo para se afirmar que ele é um bom adjuvante na hora de perder peso é o facto de ser um excelente diurético, fazendo perder mais rapidamente a retenção de líquidos. Para além do indicado antes, o café acelera o metabolismo, a cafeína tem um incrível poder de actuar no nosso processo metabólico ajudando na digestão e obrigando o organismo a queimar calorias muito rapidamente.

Não é segredo para ninguém que o café é um dos melhores energéticos, e a parte melhor é que é facilmente encontrado em qualquer pastelaria ou café ao virar da esquina. Mas não pense que agora é só beber café e acordar magra no dia seguinte! Ele ajuda mas não faz nenhum milagre. Uma boa dica é começar o dia com um cafezinho com vista à aceleração do sistema metabólico. Para além disto, vários estudos demonstram que tomar uma pequena chávena de café antes das refeições faz comer menos. O café ou mesmo a cafeína liberta no organismo algumas endorfinas de saciedade fazendo com que coma menos, e o consumo após as refeições ajuda na digestão. Claro que quando se senta para almoçar e pede um café, no mínimo o empregado vai ficar a olhar para si de lado...!

Mil e um benefícios tem então o café para a dieta contudo, não podia deixar de ressalvar alguns inconvenientes que por vezes se associam à tomam do mesmo nomeadamente, Problemas Gastrointestinais – pessoas que tem problemas estomacais tais como gastrite, úlcera, acidez não deveram fazer o uso de produtos que contenham cafeína; Insónia – para quem tem problemas em adormecar, o café também não é nada recomendado, por ser um estimulante poderá agravar o problema; Stress – quem tiver problemas de stress deve ter cuidado ao ingerir este "emagrecedor", se for um caso grave que precise de tratamento psicológico é então preferível consultar o seu médico para confirmar se a cafeína pode constituir um problema.


Um último alerta, o café pode ajudar a emagrecer mas é necessário algum cuidado na dosagem diária, não vou comentar qual a dose recomendada pois isso varia de pessoa para pessoa, se sentir algum problema com uma quantidade elevada de cafeína, deverá reduzir rapidamente e consultar o seu médico. Tomar café em demasia pode levar a contrair algum dos problemas indicados acima, por isso convém antes de mais fazer um uso consciente do mesmo.

Qualquer dúvida que vos possa surgir é só deixarem um comentário que terei o maior prazer em responder.

Sem comentários: