terça-feira, fevereiro 12

Finalmente vislumbro uma luz no fundo do túnel... e o não é o comboio! 

Vou ter consulta de triagem na Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar do Hospital de Santa Maria no início de Março. Já poderia ter avançado para esta opção mas fui sempre adiando, procurando resolver sozinha o problema. Finalmente mentalizei-me que tenho um problema de saúde que me está a condicionar em muito a vida e que preciso de ajuda para o resolver. 

Não sei se esta primeira consulta garantirá a resolução do meu problema mas penso que será uma boa ajuda. 

E depois da angústia e sofrimento dos últimos dias sinto finalmente algum ânimo. 


7 comentários:

Child of the '90s disse...

Fico contente que tenhas tomado essa decisão. Agora vais, efectivamente, saber se é esse o teu problema :)
Eu, por exemplo, encaixava-me (bem, encaixo-me por fases, actualmente não, por isso falo no passado) em todos os "pré-requisitos" e acho que o que me ajuda mais a "controlar" o problema é o exercício físico combinado com o corte nos hidratos de carbono.
Só nós é que sabemos o que é pôr dois pacotes de massa instantânea a cozinhar enquanto se come, alternadamente um pacote de batatas fritas e uma tablete de chocolate... Depois da massa claro que há espaço para uma sobremesa, se a houver... Ou estar em qualquer sítio com os amigos só a pensar que nunca mais chega a hora de ir embora e a imaginar o que há em casa para comer... Ou a saír de propósito para encher um cesto no supermercado só com bolachas, massas, chocolates... Coisas que às vezes até nem gostamos assim tanto mas que parece que o corpo está a pedir. E depois, a má disposição, a frustração e a vergonha...
Posso dizer-te que há um ano que não me sinto assim e os únicos factores novos são mesmo o exercício e o corte nos hidratos de carbono (nomeadamente cereais).
Espero que consigas toda a ajuda necessária para ultrapassar este problema, que pouca gente sabe o quão limitativo é...

Beijinhos e mta força!

Anónimo disse...

Espero que corra tudo bem!!
Forçaaaaaaaaa, muita força!!!

CM disse...

Parabéns pela tua decisão. Também ando a considerar esse caminho (no Porto), mas aqui as consultas têm uma lista de espera interminável... Em Lisboa foi rápido? Quanto tempo esperas(te) pela consulta?

Bjs

Papoila disse...

Fico contente por teres tomado essa decisão. Poderá ser uma ajuda fundamental para entenderes o que está por trás do teu comportamento (qdo digo teu, é comum a muitas de nós, claro!). Não vale a pena fazer dietas malucas por fazer sem perceber como é que as coisas funcionam, e temos de ter calma. Tal como a Child disse, a atividade física é essencial. Eu só comecei em novembro, mas noto uma diferença brutal, quer ao nível da minha resistência, quer do meu corpo, e a brincar a brincar, desde lá até agora perdi cerca de 7 kg, com o mesmo plano alimentar que estava a fazer e que parecia estar a estagnar, já estava a perder pouco peso e volume só com a alimentação. Faz toda a diferença, mas terás tu que descobrir o que é melhor para ti, de acordo com a tua condição física e gosto pessoal. Eu optei por ginástica da Jillian, e faço em casa, 30 min por dia. Claro que é diferente, não tenho o apoio de um professor, nem o convívio dum gym, mas poupo em tempo e dinheiro. E gosto deste tipo de exercícios, pelo que para mim é perfeito. Mas conta comigo para o que for preciso, com a certeza que no HSM vais ter uma grande ajuda! Depois conta novidades :-)

Patrícia C. disse...

Muito obrigada meninas pelo vosso apoio.
Depois de já ter tentado tudo e de estar a viver há um ano um inferno de perde e ganha peso, achei que não valia mais a pena adiar.

Há cerca de um ano enviei um e-mail a relatar a minha situação para o Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar e a solicitar ajuda. Na altura recebi de resposta um e-mail da Dr.ª Dulce Bouça com a indicação que deveria marcar consulta no Hospital de Santa Maria, Consulta de Doenças do Comportamento Alimentar. Na altura não marquei a consulta porque achei que era apenas uma fase má e que iria superar. Hoje achei que não devia adiar e experimentei seguir as indicações da médica e a verdade é que fiquei surpresa, liguei hoje à tarde e já tenho consulta na primeira semana de Março. A Dr.ª Dulce trabalha também na CUF descobertas.

No Hospital de São João no Porto existe o mesmo acompanhamento. Cila porque não tentas enviar um e-mail a ver se a consulta é mais rápida. Se tiveres seguro de saúde na CUF do Porto há uma médica psiquiatra muito boa, já acompanhou uma colega minha, é a Dr.ª Raquel Ribeiro da Silva.

Para mim esta oportunidade soa a solução. Penso que já sei muito sobre nutrição e até como melhorar a condição física, mas sei muito pouco sobre o mecanismo de autocontrole e os motivos que me levam a esta compulsão, preciso de estratégias para lidar com isto, porque tudo o que fiz até aqui claramente não resultou.

Muito obrigada pela vossa força e por estarem sempre presentes, obrigada do fundo do coração!

Um beijinho

comer comer disse...

OLha, tenho seguido o teu blog, sei o que custa não comer... Já perdi 6Kg desde Dezembro, e passei pelo Natal e afins! Segui a dieta e as receitas do livro "A Dieta dos 31 Dias" de Ágata Roquette. Ela dá consultas aí no continente (sou dos Açores), e acho que devias ou comprar o livro, ou ir às consultas dela. Há ainda um blog que te dá as receitas sem hidratos de carbono. Esta dieta não custa, porque podes comer! Apenas tens de evitar os alimentos proibidos... Pesquisa. Ela tem uma página no facebook e responde às tuas dúvidas, e não tens de contar calorias.
Força, eu sei o que custa...

Redondo Estetica disse...

incentivo!