domingo, outubro 31

Calorias médias de algumas frutas

Abacaxi - 1 fatia (80g) - 50 Kcal
Banana - 1 unidade (100g) 117 Kcal
Cereja - 1 porção (100g) - 97 Kcal
Figo - 1 unidade (50g) - 68 Kcal
Kiwi - 1 unidade - 46 Kcal
Laranja - 1 unidade - 46 Kcal
Limão - 1 unidade - 12 Kcal
Maçã vermelha -  1 unidade (130g) - 85 Kcal
Manga - 1 unidade (350g) - 230 Kcal
Maracujá comum (polpa) - 1 unidade (50g) - 28 Kcal
Melância - 1 fatia (100g) - 24 Kcal
Melão - 1 fatia (70g) - 19 Kcal
Morango - 6 unidades (100g) - 43 Kcal
Pêra - 1 unidade (110g) - 68 Kcal
Pera Abacate - 1 porção (100g) - 160 Kcal
Pêssego - 1 unidade (150g) - 63 Kcal
Tangerina - 1 unidade (100g) - 50 Kcal

Fonte: http://www.dietaesaude.org/tabela-calorias-frutas.php

Have a nice weekend!

Bom dia!!!

Tinha pensado fazer RA + Exercício esta semana e só me pesar no próximo sábado ou domingo mas não aguento. Ando perturbada com este aumento de peso e preciso, preciso mesmo, de ver os números a descer, nem que sejam só 100gr!

Pesei-me hoje de manhã e embora não tenha tido um resultado surpreendente, a verdade é que perdi 200gr e estou agora com 79,800Kg. Sei que é pouco mas não me importo, tendo em conta os últimos dias, em que só via os números aumentarem, considero bastante positivo.

Hoje embora seja domingo e ainda para mais fim-de-semana prolongado por um feriado, tenho imensas coisas para fazer, vou já para a casa nova, começar a levar coisas, a arrumar e a limpar, que quero mudar-me o quanto antes!

À tarde vou ao teatro ver a peça "Um Eléctrico Chamado Desejo" no D.ª Maria II, e cuja protagonista é a lindíssima Alexandra Lencastre. Depois dou feedback das reacções!



Beijos e tenham um óptimo dia!

sábado, outubro 30

Lista dos Desejos 1

Nike Lunareclipse +

Dicas... ou mais dicas ainda!

"Quando se perde peso sem fazer exercício, perde-se músculo e gordura ao mesmo tempo. Mas quando se ganha peso sem se fazer exercício, ganha-se apenas gordura. É muito mais fácil ganhar gordura do que ganhar músculo, sendo esta uma das razões para as dietas ioiô falharem redondamente. Quando estamos constantemente a perder e a ganhar peso, acabamos por ganhar proporcionalmente ainda mais gordura, devido à perda de músculo que ocorre sempre que perdemos peso"

"Uma das razões por que a maioria das dietas falha assenta no problema psicológico e comportamental de quem faz dieta."

"Para uma saúde óptima, o tamanho ideal de cintura é de 82cm para as senhoras, se chegar aos 94cm, os riscos para a saúde aumentam. Para os homens o ideal é 89cm, e os riscos para a saúde aumentam se a cintura atingir os 101cm. "

"Eis a psicologia barata da gordura: os magros acham que os gordos estão a cometer algum erro que o faz ficar gordos. Os gordos acham que a culpa é do ambiente, da genética ou de outra coisa qualquer"
"Se precisar de perder dez, 15 ou mesmo 20 quilos, o seu problema não deverá ser genético. Só quando o peso a mais ultrapassa os 45 kilos é que muitos médicos consideram fazer análises a possíveis anomalias genéticas."

"Para perder peso, temos de impedir que o corpo entre em modo de fome. E a única forma de o fazer é comer muitas vezes, fazendo refeições e lanches frequentes e saudáveis."

"Comece o dia sabendo o que vai comer e a que horas. Assim conseguirá evitar a mudança de 180º entre passar fome e empanturrar-se, que é o que acontece quando se saltam refeições."

"Se comermos os alimentos certos (frutos secos, por exemplo), as hormonas asseguram-nos a sensação de satisfação. Mas se comermos os alimentos errados (como açucares simples), o corpo entra em curto circuito hormonal..."

"Não coma nenhum alimento que contenha qualquer um dos ingredientes que se seguem entre os cinco primeiros:

- Açucares simples
- Farinha enriquecida, branqueada ou refinada (significa que ficou sem nutrientes)
- Xarope de milho com alto teor de Frutose (HFCS)"
"Prefira as Insaturadas às Saturadas - ... é possível aumentar os níveis de saciedade e diminuir os da fome se evitarmos as gorduras saturadas que se encontram em alimentos como carnes gordas (salsichas, por exemplo), bolos e pastéis, e produto lácteos gordos."

"Não confunda sede com fome - Quando sentir fome, beba primeiro um copo de água ou dois, para verificar se é isso mesmo que o corpo quer."

"Atenção aos Hidratos - ...os hidratos de carbono devem constituir menos de 50% da n/ alimentação. E certifique-se de que come hidratos de carbono complexos, como é o caso dos alimentos integrais e dos vegetais."

"Gerir as alterações hormonais - ... faça uma lista de alimentos de emergência que lhe agradem especialmente, para quando for vencido por desejos - por exemplo, uma mão cheia de nozes, pedaços de fruta, vegetais às tiras..."

"Comer frutos secos não aumenta assim tanto a ingestão de calorias, já que entre 5 a 15% das calorias não são absorvidas pelo sistema intestinal. Isto porque a pele dos frutos secos e a qualidade da mastigação influenciam a digestão. Mais um bónus: a libertação lenta das calorias ao longo do sistema intestinal conduz a uma sensação prolongada de saciedade."

"Abrande o processo - Principalmente antes das refeições. Se ingerir uma pequena quantidade de Gordura recomendável antes das refeições, conseguirá enganar o sistema hormonal, ao enviar ao cérebro um sinal de que se sente cheio. Se ingerir uma pequena quantidade de gordura vinte minutos antes de uma refeição (cerca de 70 calorias, por exemplo, seis nozes, doze amêndoas ou 20 amendoins)...."

Fonte: YOU Livro You - A sua Dieta

Casa Nova!

Finalmente acabaram as obras e começaram a chegar os móveis, mais duas semanas e estaremos lá a viver!

Ficam aqui as primeiras fotos..


 O melhor da sala, para além de dar acesso a um terraço enorme, é a enorme janela com vista para o Tejo, com a Ponte Vasco da Gama ao fundo.
 A minha cozinha, é aqui que me vou inspirar para dar à minha família a melhor e mais adequada alimentação!

Janela da cozinha, com o Tejo ao fundo!

Estou cansada, derrotada, desiludida... e mais GORDA!

Depois de uma ausência de 2 semanas as novidades que registam não são positivas.

A primeira e mais desagradável é o facto do meu menino ter estado muito doente, com uma amigdalite e uma infecção provocada pelo vírus herpes que lhe provocou febres altas, uma gengivite, com as gengivas a aumentarem ao ponto de quase lhe taparem totalmente os dentes, enfim... felizmente já está muito melhor e começa a recuperar.

A segunda péssima notícia é o facto de ter aumentado 2Kg! Pior que não perder peso é vê-lo aumentar... estou oficialmente com 70Kg, número que pensei que não voltaria a ver. Mas o pior é o que sinto, sei que aumentei 2Kg mas a sensação que tenho é que aumentei 5 ou 6Kg pois sinto-me muito mais volumosa.

Mudei recentemente de contraceptivo e não sei até que ponto não está relacionado com este aumento de peso pois sinto que estou a fazer retenção de liquidos.

Já não sei sinceramente que estratégia adoptar. Ando com imensa fome, parece que nunca estou satisfeita e, para além disso, o stress de estar em mudanças para a casa nova não tem ajudado, uma vez que não consigo seguir as rotinas normais.

Já vi que até ao fim de 2010 não vou conseguir atingir o peso que desejava - 57Kg. Acho mesmo que se conseguir entrar em 2011 com 63Kg já fico muito feliz. Para já vou tentar definir metas a curto prazo. Já estou cansada de ilusões e de me sentir derrotada, para além de GORDA!

quarta-feira, outubro 13

Desafio 800 gr. - 7 dias - 3.º dia

13/10/2010 - Quarta-Feira

Peso de Manhã: 68,1 Kg  (Faltam 400gr para cumprir o objectivo do peso)

ALIMENTAÇÃO:
P.A.: 1 banana + 1 café
Lanche 1: 1 meia de leite + 2 bolachas de água e sal
Almoço: Sopa de legumes + Bife de frango grelhado c/ massa + 1 café
Lanche 2:  1 café + 1 pêra + 1 iogurte líquido
Jantar: cereais integrais + leite + 1 café

1. Beber 2 litros de água por dia: Feito!

2. Comer de 3 em 3 horas: Feito!

3. Não comer pão: Feito!

4. Não beber refrigerantes: Feito!

5. Lanchar fruta e/ou iogurtes magros: Feito!

6. Jantar apenas sopa (sem batata) e fazê-lo antes das 21 horas: Não cumpri. Jantei cereais integrais c/ leite magro às 20:00h

7. Ir 4 vezes ao ginásio no período de uma semana: Não Fui ao ginásio. Ainda faltam 3 idas ao ginásio

8. Fazer 100Km na bicicleta estática até dia 17/10: Fiz uma maratona - 42Km, divididos em duas fases, a primeira às 20h, fiz 26 Km, às 23:30h enquanto via o Biggest Loser fiz mais 16Km.


Exercício efectuado às 20:00H:
45 minutos e 20 segundos
336 Kcal
26 Km


Exercício efectuado às 23:30h:
30 minutos e 14 segundos
193 Kcal
16 Km

Contas feitas ao exercício efectuado hoje:
1:15h de exercício
529 Kcal
42 Km de bike


- Faltam-me 27,9Km para cumprir o objectivo!

Nota: Esta manhã tinha mais 400gr do que na pesagem de ontem, situação que se deve muito possivelmente, ao facto de estar obstipada.

terça-feira, outubro 12

Kinder NÃO ME ENGANES MAIS!!!

Gonçalinho filho, no que depender da mamã nunca irás comer um Kinder!!

Atenção Pais: KINDER = MUITO AÇÚCAR, GORDURA E CALORIAS!!

Estamos perante um caso flagrante de publicidade enganosa.

Pretendemos com este post esclarecer todos os adultos que fazem as compras lá de casa, todos os avós que dão de lanchar aos seus netos (naturalmente pedinchões e gulosos, como as autoras também foram), e todas as crianças e adolescentes consumidoras regulares dos produtos Kinder.

Do site http://www.ilovekinder.com/ depois de clicar em Bem Vindo somos saudados com 8 "ingredientes" necessários para os seus produtos: concordamos a 100% com o da "ILUSÃO"!



Sobre o Kinder Delice Cacao lê-se:

1 - "É um bolo nutritivo e de confiança, graças aos seus ingredientes (farinha, leite e ovo)"
Qual quê! Estamos indignadas com esta afirmação e sem qualquer confiança!

O 1º ingrediente, e que escandalosamente não está reflectido no quadro da informação nutricional sob a categoria dos hidratos de carbono, é ÁÇÚCAR! MUITO AÇÚCAR!

Sim, porque os ingredientes no rótulos das embalagens estão listados em ordem de quantidade (do mais para o menos), e se o leite é o 3º ingrediente e apenas contém 10%, imagina-se a quantidade dos primeiros dois... elevadas quantidades de açúcar e gordura.

A farinha está em 4º lugar, com 8.5%, e os ovos em 5º lugar (entre 5,1 - 8,4%). Achamos incrível que aleguem estes minoritários ingredientes como chave, tentando assim "puxar ao saudável"!

Leite, farinha e ovos - com todos os seus atributos e benefícios nutricionais, só serão dignos de elogio enquanto "leite", "farinha" e "ovos" a 100% (ou vá lá, a 50%, depende da mistura...). Ora, KINDER não é de todo maioritariamente leite, farinha e ovos; KINDER é MUITO AÇÚCAR, MUITA GORDURA e MUITA ILUSÃO! As suas irrisórias quantidades de leite, farinha e ovos anulam quase praticamente os benefícios nutricionais destes ingredientes!

A nossa posição é: KINDER/FERRERO: assumam todos os ingredientes, e não se tentem passar por algo que não são, e que pode prejudicar a saúde dos consumidores menos atentos.

O 2º ingrediente deste "bolo" são: gorduras vegetais. O resultado disto? Um produto com 28,4% de lípidos (gordura), o que não é DE TODO desejável ou saudável para um lanche/snack... Se não vejamos a ideia do fabricante:

2- "para saciar os pequenos apetites entre refeições com muito gosto e de forma nutritiva. É a melhor alternativa para acalmar o ´Ratinho´(...)"

A nossa posição é: KINDER é uma escolha medíocre para saciar o apetite entre refeições; é um produto que se encontra fora das orientações duma alimentação saudável; é em tudo semelhante a uma qualquer guloseima - hiper calórica, hiper gordurosa, hiper refinada, e hiper açucarada. Como tal, e ingira-se como uma qualquer outra guloseima: Raramente!! Se querem engordar as nossas crianças com snacks de medíocre qualidade, recomendar-se-iam muitos lanches com estes produtos e semelhantes.

As calorias deste produto (450 kcal /100g, 57% das quais provenientes de gordura) são quase tão elevadas quanto as dos M&M (492 kcal/100g, das quais "apenas" 38% provêm de gordura.)

Acrescentamos ainda que o Kinder Cereali é ainda PIOR nutricionalmente, com 553 kcal/100 g e quase com 34 g de gordura (ou seja, um snack 55% gordura!!), pois tem como 1º ingrediente chocolate, e como 2º açúcar! Com uns irrisórios 7.5% de cereais!


O fim da ingenuidade...!

Leite condensado light


A propósito de uma conversa à mesa durante o repasto natalício, na qual, uma cunhada (da CV) referiu "este doce posso comer à vontade porque o leite condensado é light", resolvemos esclarecer este assunto.
Um alimento é, por definição, light, se um dos seus nutrientes for reduzido em pelo menos 30%). O que acontece na prática é que, na maioria dos casos, para reduzir um nutriente (normalmente gordura ou açúcar) aumentam-se os outros para se conseguirem manter as características organolépticas (cheiro, textura, sabor... ).
O resultado é, por exemplo, chocolate light com menos açúcar (até rico em fibras), com mais gordura, ou bolachas light, com menos açúcares, mais fibra, mais gordura.
Vejamos então, em concreto o caso do leite condensado. Por uma questão de disponibilidade logística, comprámos no Pingo Doce, duas latas de leite condensado, marca Pingo Doce, uma light e outra normal.
Logo à partida, aquilo que vemos destacada em letras grandes é o conteúdo nutricional de cada uma:

Os valores nutricionais, como podemos observar, parecem-nos mais favoráveis no leite condensado light, mas sem diferenças significativas. Aquilo que é grave e que não salta logo aos olhos do consumidor é que no caso do leite condensado normal os valores apresentados são para 2 colheres de sopa (43 g) e no caso do light são para 1 colher e meia (33 g).
Se observamos os valores por 100 g, vemos facilmente que embora o leite condensado light não tenha gordura, é mais rico em açúcares (60,7 g / 100g) do que a versão "normal" (55,3 g / 100g).
Assim, se forem feitas as contas para as mesmas duas colheres de sopa, o resultado seria:

Temos apenas 18,7 Kcal de diferença.
Quando usamos 1 lata de leite condensado ()370 g para uma sobremesa que vai dar origem a 10 doses (por exemplo) a redução calórica é de 15,9 Kcal por dose, ou seja um valor insignificante.
Resta-nos o conforto de saber que no caso desta marca o custo de uma versão ou da outra é o mesmo.
Não devemos no entanto, esquecer que quando pensamos que é light temos a tendência para comer a dobrar.
Por isso cuidado com os light e afins, porque o melhor é mesmo APRENDER A COMER.
 

2.º Dia do Desafio 800 Gr!

Terça-feira 12/10/2010 - 2.º Dia do Desafio 800 Gr!

Peso de Manhã: 67,7 Kg

ALIMENTAÇÃO:
P.A.: Cereais integrais c/ muesli + leite magro +  1 café
Lanche 1: Iogurte magro de kiwi e cereais + 20 gr de bagas de goji
Almoço: Sopa + salmão grelhado c/ 1 batata + 1 maçã
Lanche 2: 1 maçã + bagas de goji + 1 café
Lanche 3: 1 queijo fresco magro + 2 fatias de fiambre de perú + 1 café
Jantar: sopa

1. Beber 2 litros de água por dia: Feito!

2. Comer de 3 em 3 horas: Feito!

3. Não comer pão: Feito!

4. Não beber refrigerantes: Feito!

5. Lanchar fruta e/ou iogurtes magros: Feito!

6. Jantar apenas sopa (sem batata) e fazê-lo antes das 21 horas:  Feito!

7. Ir 4 vezes ao ginásio no período de uma semana: Ainda só fui uma vez ao ginásio..

8. Fazer 100Km na bicicleta estática até dia 17/10:


Nada como fazer bike enquanto se assiste ao Biggest Loser.. é inspirador!!!


E enquanto via o Biggest Loser fiz bike, o resultado saldou-se em 31:09 minutos de exercício, 240 Kcal dispendidas e 18,1 Km!
Faltam-me 69,9 Km para completar uma das metas do desafio desta semana (já faltou mais... pensamento positivo!)

segunda-feira, outubro 11

Desafio 7 dias, 800 gramas: 1.º Dia

Segunda-feira 11/10/2010 - 1.º Dia do Desafio 800 Gr!

Peso de Manhã: 68,5 Kg

ALIMENTAÇÃO:
P.A.: Cereiais + leite magro + 1 café
Lanche 1: 1 Iogurte magro de kiwi e cereais
Almoço: Sopa de legumes + Pequena quantidade de massada de tamboril + 1 pêra
Lanche 2: 1 banana + 1 iogurte de aroma magro
Jantar: Sopa

1. Beber 2 litros de água por dia: Fiz!

2. Comer de 3 em 3 horas: Fiz!

3. Não comer pão: Não comi pão!

4. Não beber refrigerantes: Não bebi!

5. Lanchar fruta e/ou iogurtes magros: Fiz!

6. Jantar apenas sopa (sem batata) e fazê-lo antes das 21 horas: Fiz parcialmente... Comi sopa

7. Ir 4 vezes ao ginásio no período de uma semana: Fui ao ginásio, fiz 30 minutos de bicicleta + 30 minutos de musculação. Só me faltam mais 3 idas ao ginásio.

8. Fazer 100Km na bicicleta estática até dia 17/10: Fiz 12 Km na bicicleta, só (sóooo...) faltam 88 Km!

domingo, outubro 10

Qualquer coisa aqui não está a resultar...

Não sei francamente o que se passa, sobretudo se tiver em conta que não alterei a minha alimentação, mas não estou a perder peso. Bem sei que pelos mais diversos motivos não estou a conseguir ir ao ginásio, como era rotina, mas será apenas isso?

O que quer que seja vai ter que mudar e, por isso, esta semana vou-me impor um objectivo - perder 700Gr, o que dá uma média diária de 100Gr. Para além das 700gr deverei cumprir uma rotina, que vai muito ao encontro do que já faço por rotina mas que esta semana particularmente terá de ser concretizado, a ver se os resultados começam a aparecer.


1. Beber 2 litros de água por dia;

2. Comer de 3 em 3 horas;

3. Não comer pão;

4. Não beber refrigerantes;

5. Lanchar fruta e/ou iogurtes magros;

6. Jantar apenas sopa (sem batata) e fazê-lo antes das 21 horas;

7. Ir 4 vezes ao ginásio no período de uma semana;

8. Fazer 100Km na bicicleta estática até dia 17/10.

Estou confiante que os resultados vão aparecer, tem que aparecer!
 
Estava a pesar hoje de manhã 69Kg...




sábado, outubro 9

O que são transtornos alimentares?




O que são transtornos alimentares?

Os transtornos alimentares prevalecem sobretudo entre raparigas adolescentes e jovens adultas, mas cerca de 5 a 10% dos casos ocorrem com rapazes. As vítimas sentem-se normalmente impotentes em relação às suas vidas, sofrem de baixa auto-estima e têm uma fraca imagem do seu corpo. Usam a comida – seja a restrição da comida ao ponto de passarem fome, o ou excesso de comida ao ponto de ficarem obesos –, como forma de ganhar controlo sobre alguns aspectos das suas vidas.

Algumas formas comuns de transtorno alimentar: a Anorexia Nervosa é uma condição em que as pessoas restringem a ingestão de comida, às vezes para valores tão baixos como 300 calorias por dia; a Bulimia Nervosa caracteriza-se por períodos de indulgência em grandes quantidades de comida para depois vomitar ou usar laxantes para eliminar a comida do corpo; o Transtorno de Compulsão Alimentar e excesso compulsivo de alimentação ocorre quando as pessoas comem em demasia mas não purgam a comida e ganham peso em excesso e a Ortorexia é a obsessão doentia por alimentação saudável, o que em excesso e não regulado pode ser prejudicial. Qualquer um destes transtornos alimentares tem consequências nutricionais muito graves e um forte impacto na saúde dos indivíduos.


COMPULSÃO ALIMENTAR




A compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, em que um indivíduo consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só, ou «depenica» constantemente, mesmo quando não tem fome ou se sente fisicamente desconfortável por comer tanto. Ao contrário dos bulímicos, quem come compulsivamente não purga depois de comer em excesso, nem pratica com frequência exercício em excesso na tentativa de queimar calorias. A compulsão alimentar pode ocorrer em pessoas de qualquer sexo, raça, idade ou estrato socioeconómico e, como quem sofre do transtorno de compulsão alimentar aumenta com frequência de peso ou se torna clinicamente obeso, torna-se passível de contrair uma grande variedade de doenças. Infelizmente, não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva, mas existe uma variedade de opções de tratamento que podem ser exploradas quando o transtorno é diagnosticado.

Sinais de Compulsão Alimentar
Quem sofre do transtorno de compulsão alimentar consome grandes quantidades de comida de uma só vez ou come constantemente durante um determinado período (por exemplo, durante uma festa de aniversário ou na Consoada) mas não purga ou se liberta da comida depois. O transtorno de compulsão alimentar é habitualmente reconhecido por outros devido aos hábitos alimentares de um indivíduo, tais como:

● Ingerir uma quantidade excessiva de comida, mesmo quando não tem fome;
● Comer até se sentir desconfortavelmente cheio ou mesmo agoniado;
● Esconder hábitos alimentares devido a vergonha ou embaraço;
● Esconder comida para episódios de voracidade;
● Esconder embalagens vazias ou caixas de alimentos e gerar lixo em excesso;
● «Depenicar» ou comer constantemente enquanto houver comida disponível;
● Comer quando está sob pressão ou se sente psicologicamente diminuído/a;
● Sentir-se subjugado/a, envergonhado/a e/ou culpado/a durante e/ou depois de um episódio de voracidade;
● Exprimir repugnância em relação a hábitos alimentares, peso, corpo ou aparênca;
● Expressar descontentamento com a aparência, peso ou auto-estima.

Obter Ajuda e Tratamento
Não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva. Posto isto, há uma variedade de opções de tratamento que podem ser combinadas de acordo com as necessidades específicas do paciente. As opções de tratamento para o transtorno de compulsão alimentar incluem aconselhamento/terapia, aconselhamento ou terapia familiar, terapia cognitivo-comportamental (para alterar os comportamentos alimentares), frequência de grupos de apoio ou terapia de grupo e aconselhamento e planeamento nutricional.

Habitualmente, não são usados medicamentos para tratar o transtorno de ingestão compulsiva, apesar de poderem ser usados supressores de apetite com controlo médico e alguns medicamentos, como anti-depressivos, para o tratamento de condições associadas.

O transtorno de compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, embora muitas vezes mal compreendido. Qualquer informação adicional sobre o transtorno de compulsão alimentar deve ser procurada junto de um médico, um especialista em transtornos alimentares ou outros terapeutas relacionados com este tipo de condição de saúde.


PROCURA-SE...

Casa com kit de auto-limpeza...

E como ainda não foi desta que me tornei euromilionária, cá continuo com as "lides domésticas" que tanto gosto....

A única parte boa é que sempre se gastam umas caloriazitas...

Vou ali limpar a cozinha e o corredor e já volto!!!

sexta-feira, outubro 8

E na onda dos bons exemplos...

Meu Emagrecimento

Um dia, olhei-me no espelho. Há tempos evitava esta afronta ao meu ego. Da mesma forma que passava bem distante da balança. Confrontar-se com o já conhecido era, para mim, uma desnecessidade que só me faria mal. “Para que sofrer além do que já sofro?”, pensava.
Havia passado por tempos muitos turbulentos, um casamento que havia terminado de forma muito catastrófica, com minha filha ainda de colo, problemas decorrentes da separação, como falta de dinheiro, desamor e baixa auto-estima, solidão… e como “desgraça pouca é bobagem”, perdi, ao mesmo tempo, os dois empregos que tinha. Resultado: entrei em depressão. E para completar o vazio existencial… comi o mundo. Em pouquíssimo tempo, podia-se comprovar na balança que apesar dos cento e vinte e seis quilogramas, a existência de um ser não pode ser completado pela comida, por doces, massas e guloseimas, pois eu continuava deprimida.
Foram várias as tentativas para perder peso, todas inúteis. Escondia-me atrás do problema. Na verdade, era cômodo afogar minhas mágoas numa bacia de pipoca. Ao mesmo tempo, não conseguia me controlar, era mais forte do que todo e qualquer esforço que fizesse. Tinha nojo de mim. Sentia vergonha de comer na frente dos outros. Não me sentia feminina ao devorar uma caixa inteira de bombons. Não sentia prazer em comer, pelo contrário, comia por comer, até ver o pacote esvaziado, como que para resolver logo aquilo e pronto. Não sabia comer uma fatia de um bolo, tinha que comê-lo inteiro. Problemas físicos já começavam a aparecer. O pior deles é que já não conseguia controlar minha bexiga por muito tempo. E eu tinha recém completado 27 anos! Minhas pernas e pés doíam. Não conseguia dormir, acordava sempre cansada. Ficar sentada era cansativo. Ficar em pé também o era…

Saber dizer exatamente o dia em que este processo começou, não sei. O que posso relatar, é que um dia, tomei a decisão de emagrecer e ficar saudável e pronto! Marquei um horário no médico, fiz todas as avaliações e ele me disse que precisava perder, no mínimo, uns trinta quilos. “Ah, tá bom…”, pensei. “Esta será apenas minha primeira meta”.


E comecei, a partir daí, como na paixão à primeira vista, a apaixonar-me por mim… Comecei a valorizar cada pedaço de tempo que tenho para viver. A escutar mais música e procurar vivenciar a poesia da letra. A observar mais o céu e suas nuvens ou suas estrelas. A sorrir para crianças e velhos nas ruas, e observar a beleza da diferença entre as pessoas. A prestar atenção na minha filha e nas lições de vida que diariamente ela me ensina. A saber que problemas têm soluções, e foram feitos para nos tornar mais fortes. A saber que as verdades dos outros nem sempre servem para mim, assim como as minhas nem sempre servem para os outros, e que não adianta ficar brava se não acatarem minha vontade. Aprendi que nasci para ser feliz, e que momentos de tristeza são importantes para sabermos valorizar a alegria da vida, do sorriso. E que saudade também é importante, para valorizarmos a presença, o companheirismo. Aprendi que amigos são a família que escolhemos para nós e que se soubermos semear, sempre colheremos frutos maravilhosos do jardim da amizade. Aprendi que existem mais pessoas que torcem por mim do que imaginava… e também, que existem mais pessoas que esperam minha derrota do que imaginava… por isso, preciso ser forte sempre, e saber dosar a ingenuidade da menina com a sabedoria da mulher.


Um amigo disse-me, certa vez, referindo-se a um grande sucesso da atualidade: “você, com certeza, utilizou ‘O Segredo’ para emagrecer…”
“Com certeza foi isso mesmo”, respondi. Pois tudo o que queremos, está ao alcance de nossas mãos, basta querer, com muita vontade, e o mundo conspirará para que você consiga o que quer.










Hoje, com 63 kilos a menos, sou metade do que era, mas, com certeza, tenho o dobro da capacidade de ser feliz do que tinha quando comecei a me apaixonar por mim…
Minha RA
INÍCIO: Não houve um trauma nem uma doença específica que tenha me feito procurar ajuda. Um dia acordei para a vida! Não podia perder mais tempo sendo infeliz com meu corpo.


PESO INICIAL: 126 quilos


IMC: 42,1 (obesidade mórbida)


ALTURA: 1,73 m


MANEQUIM ANTIGO: 56


SAPATO: 39


COMO ME ALIMENTAVA: Passava fome… ficava várias horas sem comer. Muitas vezes não almoçava, comia besteiras, ficava trabalhando direto. Às vezes não tomava café da manhã e comia besteiras no almoço. Quando chegava no final da tarde, estava com uma fome de leão… ou de leoa, rsrsrsrs e queria devorar TUDO o que via pela frente… e um pouco mais. Daí enfiava o pé na jaca mesmo! Um dia parei para fazer os cálculos das calorias que ingeria em média… quase caí pra trás! Pelos meus cálculos, eram ± 7.000 cal/dia!!!! Isso é coisa de gente?!?!?! Aff… tanto é que quando comecei minha reeducação alimentar, que previa em média 1.300 cal/dia, emagreci 18 quilos logo no primeiro mês… e o melhor! Sem passar fome, pois passei a me alimentar 6 vezes por dia, sem pular refeição nenhuma!


COMPULSÃO: Penso muitas vezes nas loucuras que fiz… um dia, voltando da casa de uma aluna particular, parei num café colonial, sozinha mesmo, e fiquei quase uma hora comendo tudo o que tinha lá… bolos, docinhos, salgadinhos, sucos, café com leite… quem me via deveria pensar que eu estava há uma semana sem comer… hoje sinto pena de mim naquela época… é triste chegar a este ponto! Comia até passar mal. Eu vivia pra comer e não comia pra viver… Quando ia em festas de aniversário, comia até passar mal também, ou ficar desarranjada… e se ia no banheiro e podia comer mais, comia. Não ia simplesmente para comemorar, ia para comer! Em churrascarias, então… aff… era triste. Encho os olhos d’água só de pensar no mal que fazia a mim mesma… ainda bem que isto é passado! Consegui vencer minha compulsão alimentar!!! VIVA!


O QUE PRECISEI: Força de vontade, determinação, garra, objetivo e muita paciência!


REEDUCAÇÃO ALIMENTAR: Durante todo o emagrecimento e até hoje me alimento seis vezes ao dia. Não pulo refeições. E procuro fazer com que a ingestão da maioria das calorias se dê no início do dia, pois terei o dia inteiro pra gastar. Quanto mais tarde se ingere alimentos mais calóricos, menos tempo pra gastar e quando se dorme, ocorre o armazenamento de gordura no corpo.


TÁTICAS: Quando me ofereciam doces eu sempre dizia: “Não, obrigada, eu já conheço o gosto!…”


Quando me dava vontade de comer um doce, comia uma gelatina!


Quando me dava uma vontade irresistível de comer, comer, comer e eu sabia que não era fome, escutava música e cantava, cantava… pra tirar a atenção do meu cérebro que queria comida!


E nunca deixei de ir em festas… mas não comia nada, nem bebia refrigerantes! Quando as pessoas me perguntavam… mas não quer nem um pouquinho? Um pedacinho de bolo ou um docinho não vai ter problema algum, eu dizia: “Vim aqui para festejar teu aniversário e comemorar contigo, não vim aqui para comer”


E foi com estas táticas que fui ensinando, aos poucos, meu cérebro, a trocar as sensações de estômago cheio = felicidade para felicidade = bem estar!, mesmo tendo que, muitas vezes, parecer grossa, mas meus amigos podiam perceber a convicção em meus olhos na meta que tinha traçado e sempre entendiam minha posição.
PESAGENS: Durante o emagrecimento, pesava-me 1 vez por semana. Desta forma, podia ver na balança uma grande diferença, o que me dava MOTIVAÇÃO! Atualmente, me peso todos os dias, pois se de um dia para o outro há o aumento de, por exemplo, um quilo, posso voltar ao peso normal facilmente. Se por ventura eu me desleixasse e começasse a comer muito, ficasse uma semana ou mais sem me pesar, poderia haver uma oscilação muito grande na balança… vai que quando eu fosse ver teria aumentado, por exemplo… uns quatro quilos! Um quilo é bem mais fácil de eliminar do que quatro, né?! Então… uso esta tática não como neurose, mas como manutenção… há dias em que me esqueço, mas isso não me dá nenhum tipo de nervosismo ou ansiedade. Se pulo um dia, no outro me peso e pronto!


PESO ATUAL: 63 quilos


IMC: 20,8 (normal)


ALTURA: 1,74 m (É, aumentei 1 centímetro, incrível, não?!)


MANEQUIM ATUAL: 38


SAPATO: 38 (É, também diminuí 1 número)


Não fiz nenhum tipo de cirurgia plástica, talvez algum dia eu faça uma abdominoplastia, mas a verdade é que aos poucos a pele vai voltando ao lugar e suavizando a sensação de ter excessos de pele. Não fiz nada durante nem após o emagrecimento: massagens, drenagem linfática, nenhum tipo de intervenção cirúrgica ou estética. Foi apenas reeducação alimentar e atividade física.


Só consegui começar a fazer atividade física depois de perder os primeiros 20 quilos… Pesando 126 quilos não conseguia nem andar direito, quem dirá fazer atividade física!


Assim, com 106 quilos, entrei numa academia perto do meu trabalho. Ia pela manhã, depois de deixar minha filha na escola, daí fazia caminhada na esteira, tomava um banho e ia para o trabalho.


Quando já estava com 90 quilos me senti apta a iniciar algo mais pesado, foi então que comecei a fazer Power Jump. Fazia 3 vezes por semana, mas durante a semana inteira andava 30 minutos na esteira.


Parou de ter Power Jump na academia, então passei a fazer musculação todos os dias, com parte inferior e superior alternados, mais 30 minutos de esteira.

Em 2007 comecei a dar aulas de inglês pela manhã, então tive que sair da academia… neste período, fazia exercícios em casa ou nos finais de semana. Em 2008, após fazer um curso de atualização de carreiras jurídicas, pude voltar a fazer musculação! =D Atualmente faço o método Curves, de 30 minutos por dia, e estou tendo resultados maravilhosos!!! (Atualizado: por falta de tempo novamente, tive que parar com a academia e comprei um Power Jump para fazer em casa. Super gostoso de fazer, queima muitas calorias e é bem prático, o único detalhe é que é necessária muita determinação para não deixá-lo jogado no cantinho. Recomendo para pessoas organizadas e determinadas).



Sou formada e pós-graduada em Direito e trabalho como assessora jurídica no Tribunal de Justiça. Além disto, sou tradutora de inglês e escritora (poesias). Tenho uma filha linda e maravilhosa, a Isabella, de 5 anos! No meu tempo livre levo minha filha pra passear, brinco muito com ela, adoro fotografia, sair com meus amigos, ir ao cinema, escutar música e dançar! rsrsrsrs


Fonte: http://www.operacaometamorfose.com/?page_id=2

Merda para o Euromilhões! Estou profundamente triste :(

Quem me dera... estar na pele do felizardo(a) que ganhou o euromilhões... Vida injusta e cruel. Eu como sempre joguei, e acreditei piamente que tinha chances de ganhar afinal a realidade cria-se por intenção...!

Tenho a alma dilacerada, ontem à noite no El Corte Inglés tinha feito tantos planos.... Tanto sapatinho e malinhas, tantos cremes e roupinhas ansiosos por vir cá parar e vai-se a ver e sai a um estrangeireco qualquer.

Insisto, NÃO É JUSTO.

Bom fim de semana... apesar do tempo!!!

Parabéns Ali Vicent (Biggest Loser)

Confesso que ontem me senti verdadeiramente inspirada com a final do Biggest Loser, sobretudo pela vitória, contra todas as expectativas da Ali Vincent. Já me vi com 99Kg e sei que perante esse peso, e pesos semelhantes, é difícil encontrar motivação para seguir em frente. Perder 50, 30 ou até mesmo apenas 20Kg não é fácil. Mas quem acompanhou o programa terá com certeza ficado impressionado com a força de vontade da Ali. As fotos do antes e depois deixam claro as transformações surpreendentes a que me refiro. Deixo também as fotos do 2.º e 3.º classificados - Roger e a Kelly.


NOTA: A Ali foi a primeira mulher a vencer o Biggest Loser.







Avaliação on going...

COISAS A FAZER EM 2010

A Vermelho - O que já foi realizado
A Verde - O que está parcialmente concretizado


1. Atingir o peso mínimo de 58 Kg e vestir no máximo o 38;

2. Surpreender pela positiva e tornar-me indispensável no novo emprego;

3. Ler bons livros (e não apenas revistas);

4. Ir à neve;

5. Fazer uma inesquecível festa no primeiro aniversário do meu Gonçalinho;

6. Aprender a estacionar com orientação dos espelhos;
7. Comprar lençóis de seda/cetim dourados;

8. Correr durante uma hora seguida na passadeira;

9. Aprender a arte de ficar calada!;

10. Fazer muito sexo fora de casa;
11. Comprar vernizes bons;

12. Comprar uma mala boa;

13. Fazer canoagem no Zêzere;

14. Poupar dinheiro;
15. Fazer uma viagem romântica, mesmo que seja "cá dentro";

16. Aprender a ter mais paciência;

17. Comprar uma bicicleta e andar..!; (Já tenho a bicicleta mas tenho andado pouco...)

18. Tornar-me dadora de sangue; (Já doei sangue para inscrição no banco de dadores de medula óssea)

19. Consolidar e aplicar os conhecimentos da alimentação saudável; (Os conhecimentos já tenho, não os aplico é com muita frequência)

20. Doar bens a uma instituição de solidariedade;

21. Ajudar os outros, a começar pelos que estão mais próximos;

22. Deixar de ser medrosa, mas sem doer;

23. Tornar a casa nova num doce e glamoroso lar ;

24. Colocar o hidrante de manhã e à noite;


25. Ir ao teatro pelo menos 3 vezes;

26. Ir ao Santo António;

27. Aprender a fazer a manicure e pedicure;

28. Aprender a fazer sushi;

29. Adquirir e estudar alguns livros sobre cake design;

30. Ir ao jardim zoológico com o maridão e o bebé;

31. Fazer hidratação intensa ao cabelo com os produtos mais adequados;

32. Aprender teoria sobre fotografia digital;

33. Ser ainda mais feliz.

SEXTA-FEIRA... Finalmente!!!

quarta-feira, outubro 6

ADORO... Bagas Goji ou Goji Berries



Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalais, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito às nossas uvas passas. Embora seja usado há milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação como constituinte de fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, só começou a despertar o interesse da ciência ocidental, quando se começou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante.


Benefícios das Bagas Goji:

• Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade;

• Promove a energia e bem-estar em geral;

• Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias;

• Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável;

• Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas;

• Combate a artrite;

• Baixa o colesterol;

• Equilibra os níveis de pressão do sangue;

• Ajuda no processo digestivo e na perda de peso;

• Melhora os níveis de insulina nos diabéticos;

• Melhora as cataratas, a visão turva e a audição;

• Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins;

• Fortalece os ossos e os tendões;

• Mantém um sistema nervoso saudável;

• Protege a pele dos danos causados pelo sol;

• Aumenta a líbido e o desempenho sexual;

• Promove a fertilidade.

Informação Nutricional Pequena síntese do seu valor nutritivo:

• Contém 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais;

• Contém 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio , com actividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente;

• Contém grande teor de proteínas;

• Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protector dos olhos). O Goji é a maior fonte de carotenóides conhecida;

• Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta;

• Contém Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata;

• Contém ácidos gordos (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonas e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso;

• Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea;

• Contém Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B;

• Contém Betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína doa grupos metil, promovendo reacções energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um factor de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de DNA.

As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.

Como usar: Directamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podem ser demolhadas e rehidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem: quantidade razoável: 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Goji
http://www.centrovegetariano.org/Article-490-Goji%2BBerries%2B-%2Bas%2Bbagas%2Banti-envelhecimento.html

Registo Diário: Outubro

6 Outubro (Quarta-Feira):
Peso de manhã: 68.5Kg
1,5 lt água: Sim
Ginásio: Sim - Musculação
Alimentação:
P.A.: Leite magro + aveia + 1 café
Lanche1: 1 café + 1 iogurte
Almoço: sopa de feijão + sandes de fiambre + sumo de laranja natural
Lanche 2: 1 café + 1 empada de galinha
Lanche 3: Aveia + leite + 1 banana pequena
Jantar: 1 iogurte magro + 1 sandes queijo
Observações: TPM...

7 Outubro (Quinta-Feira):
Peso de manhã: 68.9Kg
1,5 lt água: Sim
Ginásio: Não
Alimentação:
P.A.:  Aveia + leite + 1 maçã + 1 café
Lanche 1: 1 1/2 leite + 1 sconne
Almoço: Salada de Atum
Lanche 2: Bagas de Goji
Jantar: 1/2 H3 Tuga + 1 cola light (não havia zero)
Observações:

8 Outubro (Sexta-Feira):

Peso de manhã: 68.4Kg
1,5 lt água: Sim
Ginásio:
Alimentação:
P.A.: 1 Café + 1 sandes de queijo + 1 compal vital chá verde + ameixa
Almoço: Sandes de frango + 1 scone + 1 água
Lanche 1:
Jantar:
Observações:

9 Outubro (Sábado):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

10 Outubro (Domingo):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

11 Outubro (Segunda-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

12 Outubro (Terça-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

13 Outubro (Quarta-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

14 Outubro (Quinta-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

15 Outubro (Sexta-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

16 Outubro (Sábado):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

17 Outubro (Domingo):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:
18 Outubro (Segunda-Feira): Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

19 Outubro (Terça-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

20 Outubro (Quarta-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

21 Outubro (Quinta-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

22 Outubro (Sexta-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

23 Outubro (Sábado):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

24 Outubro (Domingo):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

25 Outubro (Segunda-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

26 Outubro (Terça-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

27 Outubro (Quarta-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

28 Outubro (Quinta-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

29 Outubro (Sexta-Feira):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

30 Outubro (Sábado):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:
31 Outubro (Domingo):
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:

Objectivos Outubro

7 Outubro (Quinta-Feira) – 68.39 Kg
8 Outubro (Sexta-Feira) – 68.28 Kg
9 Outubro (Sábado) – 68.17 Kg
10 Outubro (Domingo) – 68.06 Kg
11 Outubro (Segunda-Feira) – 67.95 Kg
12 Outubro (Terça-Feira) – 67.84 Kg
13 Outubro (Quarta-Feira) – 67.73 Kg
14 Outubro (Quinta-Feira) – 67.62 Kg
15 Outubro (Sexta-Feira) – 67.51 Kg
16 Outubro (Sábado) – 67.40 Kg
17 Outubro (Domingo) – 67.29 Kg
18 Outubro (Segunda-Feira) – 67.18 Kg
19 Outubro (Terça-Feira) – 67.07 Kg
20 Outubro (Quarta-Feira) – 66.96 Kg
21 Outubro (Quinta-Feira) – 66.85 Kg
22 Outubro (Sexta-Feira) – 66.74 Kg
23 Outubro (Sábado) – 66.63 Kg
24 Outubro (Domingo) – 66.52 Kg
25 Outubro (Segunda-Feira) – 66.41 Kg
26 Outubro (Terça-Feira) – 66.30 Kg
27 Outubro (Quarta-Feira) – 66.19 Kg
28 Outubro (Quinta-Feira) – 66.08 Kg
29 Outubro (Sexta-Feira) – 65.97 Kg
30 Outubro (Sábado) – 65.86 Kg
31 Outubro (Domingo) – 65.75 Kg

segunda-feira, outubro 4

Objectivos de Setembro: Avaliação


Como já devem ter percebido não cumpri os objectivos que tinha traçado para o mês de Setembro, e pior do que isso é que tenho tido grande dificuldade em não aumentar de peso, e sinto que em termos de volume a coisa ainda é pior. Vou procurar agora em Outubro assumir o controlo da situação e garantir que até ao dia 31 de Dezembro consigo perder 10Kg, é esse o meu objectivo a curto-médio prazo. Hoje de manhã estava a pesar 68,9Kg. Espero conseguir!

Atribuo este aumento de peso e de volume global ao facto do mês passado ter ido poucas vezes ao ginásio, ter feito uma alimentação bastante fraca devido a alterações na rotina de trabalho e ainda, devido a uma crescente ansiedade causada sobretudo pela minha situação profissional.

MELHORES DIAS VIRÃO... ESSE DIA É HOJE!

Apesar de motivada...



ESTOU EXAUSTA!

Este fim de semana foi terrível, o meu pequenino sofreu novamente este fim de semana os transtornos de uma terrível virose que nos levou à Estefânea, onde chegamos por volta das 21:00h e saimos já passava das 04:30h. Começou sábado de manhã com vómitos e sem apetite, rejeitava todos os alimentos, depois de vomitar 5 vezes e sem aceitar comida levamo-lo ao hospital onde se confirmou uma virose. Está fraquito, com muito sono, vai fazendo o Dioralyte para se manter hidratado mas não quer comer. É desgastante, e preocupa-me sobretudo por não ser um bebé com muito peso.

Uma coisa que me fez imensa confusão foi ter que assistir durante mais de 30 minutos a uma enfermeira a tentar colocar um cateter no Gonçalo e não conseguir, picou-o nas duas mãos, no braço e nada.... e ele chorava, chorava... até que delicadamente lhe pedi para parar pois claramente não estava a ser possível. Não sei se levou a mal, espero que não, até porque a minha vontade era dizer-lhe "Se não sabes/não consegues que tal chamar outra pessoa?!". Mas não o fiz, pedi-lhe simplesmente para parar que ia falar com a médica e ver se havia outra alternativa. A enfermeira ainda me disse, "olhe que ele possivelmente ficará internado pois não pará de vomitar". Felizmente a médica, que me parecia bastante profissional e humana, mandou dar-lhe uma injecção intramuscular e a coisa acalmou um pouquinho e podemos vir para casa.
Resta-nos esperar que passe depressa. Não tenho conseguido descansar porque devido à preocupação passo o tempo todo a espreitá-lo enquanto dorme pois tenho medo que vomite sem que eu me aperceba. Enfim... preocupações de mãe!

Uma óptima semana para todos!

Estou de Volta e cheia de energia para a luta!