quinta-feira, agosto 19

Imagens das férias

Algumas fotografias do período de férias...

Com o meu filhote lindo!


A passear o garotinho!


Inversão de papéis!

Notícias!

Olá, olá!!!

Voltei... por momentos, pois as férias só terminam no dia 29!

Tenho passado os últimos dias com a minha família. Depois de um início mais atribulado, agora está a correr tudo bem.



Passei 5 dias em Benidorm, foi óptimo para descansar e trabalhar para o bronze. Estava muito calor e a água igualmente caliente


Apesar do tempo ser de férias a dieta continua em curso. Embora em Espanha não tenha cedido perante umas paelhas e algumas sangrias, a verdade é que tenho menos 2Kg. Na verdade tenho compensado os deslizes com longaaasss caminhadas com o maridão e filhote e treino intenso no ginásio desde que regressei.


sexta-feira, agosto 6

Mãe Sofre!

Ontem por volta das 14:30h apanhei um enorme susto. Ligaram-me do colégio do Gonçalo a dizer que estava com mais de 39 de febre embora já lhe tivessem aplicado o supositório há duas horas. 30 minutos depois estava no colégio, de onde segui directamente para o D.ª Estefânea. No hospital confirmou-se a febre - 39.6º, ele estava extremamente sonolento e a certa altura vomitou. Foi observado e acabou medicado com antibiótico. Foi detectada um otite, uma conjuntivite e uma adenoidite. Estava tão abatido o meu sapinho, e o meu coração a sofrer por o ver assim! Como o Gonçalo é um bebé muito bem disposto é muito difícil detectar-lhe a doença. De manhã quando o levei para o colégio não o achei estranho, tanto mais que só por volta das 12:00h lhe detectaram a febre.

Enfim, mais um dia na vida agitada de uma mamã!

É Oficial... ESTOU DE FÉRIAS!

Bom fim de semana!

quinta-feira, agosto 5

Muito Magra?! Inveja é o que é!!!


Já ouvi inúmeras mulheres dizerem "Ah e tal gostava de ser magra, mas não era magra como as top model que são umas escanzeladas..."

Pois eu digo... INVEJA! Pura inveja! Que mulher não gostava de ter o corpo da Gisele Bünchen?! Pois eu gostava! O dela ou de qualquer um dos "anjos" da Victoria Secret.

Não é o meu protótipo de corpo. Assumo! Gosto de corpos mais trabalhados. Mas mentiria se dissesse que não gostava de ter o corpo delas! Quem não gostava de ter 1,80m e as medidas 86-60-86?!

Claro que gostava! É ÓBVIO!

P.S. A parte de 1,80m abdicava, ficava-me aí por 1,70m senão depois tinha outro trabalho...

Adoro

Sou fã dos iogurtes Corpus Danone. São saborosos e hipo-calóricos, constituindo-se assim como uma excelente escolha.
Gosto tanto dos sólidos como dos líquidos e prefiro os de aroma aos de pedaços. Agora o meu preferido é o de aroma de côco, acho que combina com verão! (talvez porque alguns bronzeadores cheirem a côco!).

Embora ache que de um modo geral a maioria das pessoas já tenha noção das qualidades destes iogurtes, para quem ainda tem dúvidas recomendo a leitura da tabela nutricional dos mesmos. Só para terem ideia, a diferença entre um corpus danone e um danone simples de aroma é de 2 para 1, ou seja, como um danone de morango, em termos de ingestão de hidratos de carbono e calorias, equivale a comer dois corpus danone!

Já experimentei os zero gramas de açúcar adicionado, os light, os diet e afins de várias marcas, do Continente ao Pingo Doce, passando pelo Mini Preço e Intermarché, experimentei tudo, e posso afirmar que nada bate os Corpus Danone quer em termos de valores nutritivos e dietéticos, quer em termos de sabor, pura e simplesmente sabe a iogurte, e não a edulcorantes, aspartames e afins...

Não falemos das consequências... falemos das CAUSAS!

Estava para aqui a pensar porque é que por vezes como porcarias que sei que me afastam do meu objectivo... pensei, pensei, pensei... e não consegui chegar a uma conclusão... e talvez por isso esteja GORDA!

Recentemente fui à minha médica de família, por vários motivos, e durante a consulta e disse-lhe que suspeitava estar com uma depressão. Nem um milésimo de segundo depois desta minha revelação já me estava a tentar impingir um antidepressivo, e por segundos parecia que a respeitosa doutora tinha encarnado numa sedenta comercial de um qualquer laboratório farmacêutico, quase me senti impulsionada a perguntar-lhe que viagem, quero dizer simpósio ou congresso lhe tinham prometido... Sinto que gorei as suas expectativas ao dizer que não estava interessada. O meu objectivo é claro, ultrapassar os problemas com a mesma clareza com que reconheço a sua existência.



Sempre fui uma pessoa bem-disposta, sempre me vi a rir, a conviver... mas subitamente isso alterou-se, com a gravidez do meu menino. Depois de alguns episódios perturbadores, sobre os quais nem me apetece escrever, qual tentativa de os votar ao esquecimento, tive problemas no início da gravidez do Gonçalo, ao ponto de me dizerem que tinha abortado porque estive mais de 10 dias com hemorragias constantes e muito intensas. Essa situação mexeu muito comigo. Depois do Gonçalo nascer deparei-me com o peso ganho na gravidez, nada mais, nada menos do que 30 Kg. Mas o peso era o menor dos problemas... No mesmo dia em que saio com o menino do Hospital volto a entrar ou seja, passei 3 ou 4 horas em casa com o bebé. Notei que ele passava o tempo todo a dormir e quando o tentava acordar para comer chorava desalmadamente. Ligo para a Saúde24 e sigo para o São Francisco Xavier com ele. Conclusão: embora  o pusesse ao peito e ele lá estivesse (supostamente) a mamar a verdade é que não se alimentava, ainda não tinha leite. Pelo facto de ele ter estado mais de 48 horas sem comer ficou desidratado, ficou internado no CI da neonatologia. Para além disto, agravou-se a situação da icterícia pelo que foi sujeito ao tratamento com as luzinhas. Durante o internamento, que durou 5 dias, detectaram que o Gonçalito tinha um problema cardíaco. Com uma semana de vida começou a ser "cliente frequente" das consultas de cardiologia pediátrica do H. Santa Cruz. Para abreviar, o problema, as consultas e tudo mais culminaram com a cirurgia realizada no dia 13 de Outubro de 2009, tinha ele 5 meses e meio. Não era de todo este o início de vida que tinha em mente para o meu filho, tão pouco me sentia preparada para ver o meu bebé nos cuidados intensivos ligado a um ventilador. Correu tudo bem, graças a Deus, mas foi perturbador.


Este testamento para resumir que todos os transtornos provocados por alguns dos factos acima mencionados afectaram irremediavelmente a minha saúde mental, como efeitos práticos na minha condição física. Na faculdade estudei psicopatologia, o que me permitiu saber hoje quais são os sintomas mais frequentes e visíveis das depressões, e por esse motivo sei que estou ainda emersa num estado semi-depresivo, que pretendo deixar para trás o quanto antes. E tenho impressão que essa situação condiciona a minha dieta, os estados depressivos estão muitas das vezes associados ao aumento de peso.

Nada disto pretende justificar a gordura acumulada, embora tudo na nossa vida tudo tenha uma justificação, uma causa. O que pretendo é demonstrar que mais importante do que perder peso é perceber o motivo pelo qual o ganhámos, pois é sobre essas causas que devemos prioritariamente actuar. No meu caso, já identifiquei 3:
1. Respondo mal à ingestão de hidratos de absorção rápida, pelo que devo evitá-los e priviligiar os hidratos de ingestão lenta (vegetais crus, a aveia...);
2. Quando estou mais ansiosa tenho tendência a ceder perante os alimentos mais calóricos, e nesse sentido devo agir sobre as causas que me provocam ansiedade, ou aprender a gerir os estados emocionais de uma forma mais efectiva.
3. O sedentarismo! Se ingiro 1200 e o meu metabolismo só dá conta de 1000, significa que tenho que arranjar estratégias para o obrigar a queimar mais... e a solução é MAIS ACTIVIDADE FÍSICA ou ACTIVIDADE FÍSICA MAIS INTENSA!

quarta-feira, agosto 4

Avaliação dos dados quantitativos... 159 dias depois!

Peso Inicial (26/02/2010): 78.6 Kg

Peso Actual (04/08/2010): 70 Kg (- 8,60 Kg)

Altura: 1,62Cm (mantém-se...)

Meta final: 57 Kg

Total a eliminar: 13 Kg
 
Peito: 92 Cm (-8 cm que em 26 de Fevereiro)

Cintura: 79 Cm (-5 cm que em 26/02)

Anca: 100 Cm (-9 Cm que em 26/02)
 
 
Conclusão: Sentir-me-ia defraudada se tivesse aumentado de peso ao invés de reduzir. Perdi peso, perdi volume, é bom MAS... ficou aquém das minhas mais humildes expectativas. O que correu mal? Apenas uma coisa, um consumo irracional de calorias. Conheço o meu metabolismo, sei como perder peso, sei exactamente o que tenho que fazer, sei como contrariar a lentidão do meu metabolismo, e também sei o que regra geral afecta o meu consumo desregrado de hidratos de carbono, a ansiedade, situação sobre a qual apenas agora começo a intervir. Tenho 149 dias até ao dia 31 de Dezembro, a minha data limite! Vai correr bem!

Agachamento... o segredo do bumbum perfeito!


O agachamento é um exercício completo para os membros inferiores, envolvendo vários grupos musculares e articulações. Contribui para o fortalecimento das coxas, rabo e pernas, além de também fazer bem ao sistema cardiorespiratório e de facilitar movimentos do nosso dia-a-dia como levantar algo do chão, sentar, levantar, subir degraus, etc...


Embora seja um exercício para os membros inferiores, o agachamento solicita a intervenção todo da musculatura das costas, abdómen, braços, gémeos, entre outras. Se o objectivo é ter um glúteo definido, ou mais explicitamente um rabo durinho e pernas fortes e bonitas, este exercício é fundamental.



Faço sessões de agachamento no ginásio, e embora tenha começado recentemente a fazê-lo (porque antes quando o fazia sentia dores na zona lombar junto ao local onde levei a epidural) já começo a ver resultados, o que não é difícil tendo em conta que tenho um rabo muitooo feio! A parte pior é que por vezes depois do treino fico com dores nas pernas e no rabo que até me custa a andar e como tal acabo por andar como se tivesse cocó na fralda!!! MAS que é óptimo é e garantidamente ninguém dirá o contrário!


ESTRATÉGIAS



DIFICULDADES NA CONCRETIZAÇÃO DOS OBJECTIVOS

Que obstáculos são mais frequentes?

• Falta de motivação;

• Comer em excesso quando se sente triste, feliz, depois de uma discussão ou quando está ansioso/a;

• Não sente o apoio da família e amigos;

• Passa por períodos em que deseja comer tudo o que não deve;

• Tem algumas mudanças inesperadas quando elimina peso;

• Não sabe como enfrentar as pessoas que insistem para comer;

• Por vezes come sem motivos.

Como enfrentar estes obstáculos?

Sugerimos 5 passos:

1. Identificar o problema.

2. Pensar em ideias para enfrentar os problemas e escolher uma.

3. Actuar.

4. Avaliar os resultados.

5. Registar os resultados.


1º Passo: Identificar o problema de imediato.
Não tente enfrentar todas as situações complicadas de uma só vez, além de ser sufocante, é impossível. O melhor será pensar apenas no dia de hoje e o que pode fazer hoje. Enfrente as barreiras que parecem ser indestrutíveis, construa o êxito a pouco e pouco, com pequenos passos. Para começar deve pensar que tipo de barreiras podem aparecer no presente dia. Como por exemplo: o aniversário da sua amiga. Tem de pensar que na festa vai haver muitos doces, mas tem de se controlar. Antes de ir para a festa, pense e mentalize-se que está de dieta. Vai ver que depois tudo fica mais fácil.

2º Passo: Reunir ideias e escolher uma.
Ao encontrar uma barreira, pense em várias hipóteses para ultrapassar. Quantas mais reunir, melhor. Há vários recursos possíveis: os conselhos de pessoas que têm o mesmo objectivo que você, um amigo que a/o entenda bem. Escreva tudo, não perca nenhuma ideia. Usando o mesmo exemplo da festa de anos da sua amiga, pode decidir:
- Falar com ela e pedir a sua ajuda. Seja sincera/o;
- Decidir com convicção: “Não, obrigada”;
- Provar um pouco da comida e deixar o resto no prato;
- Outras ideias.
Quando escolher uma opção, pergunte-se: “Sou capaz de fazer isto?”, “Isto é para mim?”. Se a resposta é “não”, então não é boa para si. Se a sua resposta é “sim”, seleccione a que pensa que irá funcionar melhor e use-a na altura certa.

3º Passo: Actuar.
Agora está preparada/o para actuar. Utilize os recursos e escolhas. Lembre-se que essa escolha pode não ser a mais adequada e se isso acontecer, não desanime! Tem mais hipóteses de escolha. Pode demorar tempo até encontrar a escolha certa e que se ajuste a si.

4º Passo: Avaliar os resultados.
Você é a pessoa indicada para avaliar se os resultados foram positivos ou não. Deve-se perguntar:
• Desta vez foi mais fácil enfrentar o problema do que da última vez?
• O que fiz de diferente desta vez e que funcionou bem?
• Como me sinto depois disto?
Sentir-se bem com o que foi capaz de fazer é muito motivante. Certamente perdeu tempo a planear, mas resultou!


5º Passo: Registar os resultados.
Não se esqueça de anotar as ideias que funcionaram bem! Por exemplo:
Obstáculo: A minha avó obriga-me a comer.
Ideias que funcionaram como solução: Falar com ela e pedir ajuda.
Os problemas não são fixos e mudam à medida que o tempo passa e as situações modificam. Vai verificar que o que considerava um desafio no início da dieta, hoje em dia já não o é.
Definitivamente, as alterações são normais durante o processo de eliminação de peso e manutenção, tal como noutras alturas da vida. O segredo do êxito está na aceitação dos problemas e ultrapassar os obstáculos de forma a não desistir. Depois de tomar as decisões certas, a sua vida vai mudar e vai levar uma vida saudável e feliz!


Fonte: Adaptado de: http://www.dietasaudavel.com.pt/artigo_membro.php?artigoid=38

Humor

MOTIVAÇÃO


É importante estar motivada para realizar uma dieta ou uma mudança de hábitos alimentares, estar motivada implica sentir vontade, estar disponível para empregar energia num determinado objectivo/acção e saber lidar com algumas dificuldades no percurso.


Para muitas pessoas a dificuldade inicial é tremenda, por isso adiam o início constantemente, não se torture, comece apenas a dieta, quando sentir que está motivado(a) a fazê-lo ou procure ajuda profissional.

Objectivos: Existem pessoas que lhes é mais fácil reunir condições para se sentirem motivadas internamente, ou porque as famílias e companheiros colaboram, ou porque têm níveis elevados de auto-confiança e conseguem mais facilmente. Mas quando existe um problema de peso, tudo parece difícil, ou pelo menos para a maioria das pessoas, senão não era um problema de saúde generalizado.
Algo que deve ter em conta são os objectivos inalcançáveis, muitas vezes antes de iniciar um dieta, muitas pessoas pensam num modelo de “perfeição” como uma espécie de auto-idealização, como nos contos de fadas… o patinho feio que virou cisne, e em vez de irem passo a passo, ao primeiro confronto com a não concretização rápida da sua idealização, desistem. Uma das razões pela qual se deve ser acompanhado por um nutricionista, é porque esta outra pessoa ajudará a encontrar o equilíbrio necessário para concretizar este objectivo.

Outra questão extremamente importante é dar prevalência a aspectos positivos e objectivos concretizados, pensar nas experiências relacionadas com objectivos em qualquer área da sua vida, que já realizou e alcançou pode ser importante para perceber que é uma pessoa capaz e como tal este novo objectivo deverá ser encarado desta forma.

“De acordo com a teoria da expectativa, a quantidade de esforço que uma pessoa exerce em uma tarefa específica depende da expectativa que ela tem de seu resultado.”

Truques: Irei falar de alguns truques que a podem ajudar neste processo, por exemplo: propor a si mesma uma recompensa final, ou no final de cada X quilos proporcionar a si mesma um presente como um novo adereço, uma massagem ou um banho aromatizado.
Poderá ter também num local visível em casa frases suas ou de outros autores sobre o que deverá ter em mente durante o processo de reeducação alimentar como por exemplo: persistência, sucesso, conquista, confiança, encha o seu mundo de positivismo.

Diário: Arranje um diário (ou um blog como no meu caso), no caso de se sentir culpabilizada por ter feito um deslize ou pelas dificuldades encontradas, escreva sobre o experienciou, o que sentiu e o que teve mais dificuldade, ao reler as suas palavras poderá perceber o que correu mal e porque podendo não repetir a situação.



Fonte: http://www.dietasaudavel.com.pt/artigo_membro.php?artigoid=41

A DIETA DO BOM HUMOR! :)


Quem procura qualidade de vida sabe que um dos segredos está na alimentação. O que comemos é a balança para a manutenção da saúde, disposição física, boa forma e até para equilibrar o humor.


Segundo nutricionistas, algumas substâncias encontradas nos alimentos têm a capacidade de melhorar e até estimular o sistema nervoso.

É o caso do mel e também dos carboidratos, por exemplo, que têm a capacidade de aumentar a produção de serotonina, susbtância responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O chocolate provoca efeito semelhante, funcionando como um calmante em situações difíceis.

Já o chá preto, café, refrigerantes e guaraná em pó são contra-indicados, pois são produtos ricos em cafeína, o que faz a ansiedade aumentar. Gorduras saturadas e álcool também devem ser consumidos em pequenas doses. Eles interferem na atividade neural, provocando fadiga e raciocínio lento.

ALGUMAS DICAS

Alface: Ameniza a irritação; a lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.

Banana: Diminui a ansiedade; age como calmante garantindo um sono tranqüilo. É rica em carboidratos, potássio e magnésio e possui vitamina B6, que ajuda a dar "pique" no organismo.

Mel e carboidratos em geral: Melhoram a sensação de prazer e bem-estar. Estimulam a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Espinafre e brócolis: Previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células e principalmente para o desenvolvimento fetal. Estabilizam a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B.

Peixes e frutos do mar: Diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio que agem no cérebro.

Jabuticaba: Rica em ferro, vitamina C, vitaminas do complexo B e carboidratos, a jabuticaba ajuda a combater a anemia, além de aumentar as defesas do organismo. Age como antidepressivo e reanima, pois fornece energia.

Laranja: Promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Tem substâncias hidratantes e é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.

Ovos: Garantem o bom humor. São ricos em tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. Sua falta leva à apatia, ansiedade e perda de memória.

Uvas: Melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Atuam como antioxidantes e retardam o envelhecimento precoce. Possuem boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonóides e carboidratos

Pimenta: Leva à sensação de euforia. Diminui o estresse, melhorando a depressão, e contém capsaicina (responsável pelo sabor ardido) que estimula as terminações nervosas da língua, aumentando a produção de endorfina. Para o humor, as melhores pedidas são a pimenta-de-cheiro, a vermelha, a malagueta e a comari.

Chocolate: Este é o que tem maior impacto sobre o humor. Possui açúcar, agindo como calmante no cérebro agitado. Contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina. Uma unidade de bombom é suficiente.

Fonte: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=640

terça-feira, agosto 3

Humor... negro!

FITNESS: MITOS

Mito 1: Engordamos com o avançar da idade
A maioria das pessoas acredita que é inevitável engordar à medida que vamos envelhecendo, o que não é de todo verdade. Apenas engordamos porque não fazemos exercício ou porque nos alimentamos de maneira incorrecta. Tudo depende das escolhas que fazemos e do estilo de vida que levamos.

Mito 2: Mulheres ficam demasiado musculadas quando fazem levantamento de pesos.
Não é fácil ganhar músculo, mesmo com um treino intensivo de musculação. No caso das mulheres ainda é mais complicado, uma vez que têm uma percentagem muito reduzida de testosterona, a hormona responsável pelo aumento muscular

Mito 3: Os abdominais devem ser exercitados no final do treino
Os abdominais pertencem à zona mais importante do corpo e a que a grande maioria dos indivíduos precisa de trabalhar. Não faz sentido exercitar a zona mais importante no final do treino, quando já estamos cansados.

Mito 4: A actividade fundamental para emagrecer é a aeróbica
Não é bem assim:
- Não queima assim tantas calorias durante a prática e ainda menos, após o treino;
- Reduz a libertação de hormonas e enzimas responsáveis pela redução de calorias;
- O corpo adapta-se e torna-se mais eficiente, o que significa que terá de trabalhar menos para fazer o mesmo exercício, queimando assim uma menor quantidade de calorias.

Mito 5: Fazer musculação para perder peso
Dificilmente conseguirá perder peso apenas através de treinos de musculação – estes existem para, tal como o nome indica, ganhar músculo. Para perder peso, terá de fazer um treino específico que poderá conter, eventualmente, alguns exercícios de musculação.

Mito 6: Basta treinar para melhorar a condição física
Mesmo que faça um treino exigente, se este não for acompanhado por uma dieta alimentar correcta dificilmente vai conseguir obter os resultados pretendidos. São duas faces da mesma moeda.

Mito 7: Se não sentir dores no dia seguinte é porque não treinou com a intensidade correcta
Muitas pessoas utilizam este “método” para perceber se estão ou não a treinar como deve ser. No entanto, se ficar dorido todos os dias depois de treinar, o mais certo é estar a exagerar na quantidade de exercícios. As dores devem ser entendidas como normais se as sentir quando começa ou quando altera um plano de treino, não quando acontecem regularmente.

Mito 8: O uso de muita roupa ou de roupa quente força a transpiração e ajuda a queimar gordura
Não. O que acontece é uma grande perda de líquido, o que não significa perder gordura. Deve-se ingerir líquidos antes, durante e depois dos exercícios e usar roupas apropriadas para a actividade física que se vai fazer. Se a transpiração excessiva queimasse gordura, as saunas resolveriam o problema de quem quer emagrecer, não acha?

Mito 9: Os exercícios localizados eliminam a gordura localizada em algumas regiões do corpo
Os exercícios localizados simplesmente não ajudam. A ajuda só acontece desde que associados à dieta alimentar e aos exercícios aeróbios. Os exercícios localizados combatem a flacidez muscular local, aumentam a resistência muscular e ajudam na hipertrofia da musculatura (dependendo do tipo de treino), mas sozinhos não eliminam a gordura localizada. Por exemplo: os exercícios abdominais não são suficientes para queimar a gordura localizada nesta região. É necessário fazer também exercícios aeróbicos e dieta regular.

Mito 10: Correr 10Km ou caminhar 10Km faz queimar a mesma quantidade de calorias.
Não. Poderá queimar mais calorias correndo menos tempo, mas numa intensidade maior do que caminhando a mesma distância em mais tempo. Não se preocupe tanto com o gasto calórico dos exercícios. O importante é fazer exercícios (aeróbios, com peso e alongamentos) e dieta regularmente.

Mito 11: É possível contabilizar as calorias dispendidas numa actividade.
Não. O gasto calórico varia de pessoa para pessoa, da intensidade e tempo do exercício, da idade, sexo, possíveis problemas hormonais, diabetes, peso corporal, etc. Não se pode dizer que para caminhar x tempo gastam-se x calorias, pois isto seria afirmar que iria ter sempre esse mesmo gasto, quando na verdade este gasto calórico pode mudar devido ao tipo de piso, velocidade, inclinação ou subidas, qualidade de movimentos, condições climáticas e outros. Os valores que são apresentados em tabelas, são valores médios aproximados, mas não precisos.

Calendário de Agosto

AGOSTO DE 2010

Dia 3 – terça-feira:
Peso de manhã: 69.9Kg
1,5 lt água: Sim
Actividade Física: Não
Alimentação: Com vários erros
Observações: Almocei e jantei comida rica em hidratos de carbono

Dia 4 - quarta-feira:
Peso de manhã: 70 Kg
1,5 lt água: Sim
Ginásio: 1 hora de cardio (30 m bicicleta + 30m passadeira = 15Km e 480 calorias)
Alimentação: Péssima, hoje fiz as mais variadas asneiras
Observações: Sinto que estou a necessitar de um S.O.S de motivação, talvez as férias ajudem!

Dia 5 - quinta-feira
Peso de manhã: 70 Kg
1,5 lt água: Sim
Actividade Física: Não
Alimentação: Razoável
Observações: Dia muito stressante

Dia 6 – sexta-feira
Peso de manhã: 69,8 Kg
1,5 lt água: Sim
Ginásio: Musculação + 45m cardio
Alimentação: Razoável
Observações: Jantei um hamburguer às 24:00h depois de ter saído com o miudo da Estefânea..

Dia 7 – sábado
Peso de manhã: 69.6 Kg
1,5 lt água: Sim
Actividade Física: Não
Alimentação: Má, muito má.... jantar: lasagna no Gordini´s acompanhada por um vinho branco da região do Sado
Observações:
Dia 8 - domingo
Peso de manhã: 70.1 Kg
1,5 lt água: Sim
Actividade Física: Nadar + caminhada na praia com o Gonçalo ao colo
Alimentação: Boa (Há excepção de uma pequenina taça de arroz doce)
Observações:
Dia 9 - segunda-feira - Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:
Dia 10 - terça-feira- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Actividade Física:
Alimentação:
Observações:
Dia 11 - quarta-feira- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:
Dia 12 - quinta-feira- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Actividade Física:
Alimentação:
Observações:
Dia 13 - sexta-feira- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:
Dia 14 - sábado- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Actividade Física:
Alimentação:
Observações:
Dia 15 - domingo- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Actividade Física:
Alimentação:
Observações:
Dia 16 - segunda-feira- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:
Dia 17 - terça-feira- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Actividade Física:
Alimentação:
Observações:
Dia 18 - quarta-feira- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:
Dia 19 - quinta-feira- Férias
Peso de manhã: 67,8 Kg
1,5 lt água: Sim
Actividade Física: Sim - 45 m de bicicleta
Alimentação: Razoável
Observações:
Dia 20 - sexta-feira- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:
Dia 21 - sábado- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Actividade Física:
Alimentação:
Observações:
Dia 22 - domingo- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Actividade Física:
Alimentação:
Observações:
Dia 23 - segunda-feira- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:
Dia 24 - terça-feira - Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Actividade Física:
Alimentação:
Observações:
Dia 25 - quarta-feira- Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:
Dia 26 - quinta-feira - Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Actividade Física:
Alimentação:
Observações:
Dia 27 - sexta-feira - Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:
Dia 28 - sábado - Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Actividade Física:
Alimentação:
Observações:
Dia 29 - domingo - Férias
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Actividade Física:
Alimentação:
Observações:
Dia 30 - segunda-feira
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Ginásio:
Alimentação:
Observações:
Dia 31 - terça-feira
Peso de manhã:
1,5 lt água:
Actividade Física:
Alimentação:
Observações:

OBJECTIVO AGOSTO


  DATA             OBJECTIVO        PESO DE MANHà    OBSERVAÇÕES


03-08-2010             69.9

04-08-2010             69.775

05-08-2010             69.65

06-08-2010             69.525

07-08-2010             69.400

08-08-2010             69.275

09-08-2010             69.150

10-08-2010             69.052

11-08-2010             68.900

12-08-2010             68.775

13-08-2010             68.650

14-08-2010             68.525

15-08-2010             68.400

16-08-2010             68.275

17-08-2010             68.150

18-08-2010             68.025

19-08-2010             67.900

20-08-2010             67.775

21-08-2010             68.650

22-08-2010             67.525

23-08-2010             67.400

24-08-2010             67.275

25-08-2010             67.150

26-08-2010             67.025

27-08-2010             66.900

28-08-2010             66.775

29-08-2010             66.650

30-08-2010             66.525

31-08-2010             66.400

Estratégia: Plano mensal + Avaliação = Optimização dos resultados.


Tendo em conta que o último calendário apresentado neste blog não foi minimamente conseguido apresenta-se agora um mais razoável. A partir desta data serão definidos objectivos diários, semanais e mensais.

Apresentar-se-á a calendarização dos objectivos mês a mês, sendo que o post mensal será actualizado diariamente. No final de cada mês será efectuada uma avaliação em função dos objectivos, de modo a que as metas a definir para o mês seguinte vão ao encontro dos resultados da avaliação procurando assim potenciar o pretendido. A definição prévia de objectivos diários, semanais e mensais vai permitir, sobretudo, uma avaliação e acompanhamento on going.

Mais do que definir metas, o que se pretende é traçar um caminho que conduza ao sucesso, entendendo-se aqui sucesso por concretização de algo tão ambicionado - melhoria da condição física e optimização da saúde mental.

O que significa "Dieta"?!

De um modo geral poucos são os dias da nossa existência em que não ouçamos a palavra DIETA, sendo que esse facto se intensifica nos meses compreendidos entre Abril e Setembro. Mas afinal o que se entende por dieta ou o que nos referimos quando usamos o termo?


A palavra dieta deriva do grego díaita e traduz-se por dieta ou regime alimentar.

Por defeito o termo dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, em termos gerais, o uso popular desta palavra costuma apenas definir dieta como uma forma de conter o peso e manter sua saúde em boa condição.

DIETA:

- Regime alimentar que satisfaz as necessidades particulares de uma pessoa;
- Regime especial de alimentação que restringe a ingestão de certos alimentos e/ou reduz a sua quantidade, com o objectivo de perder peso ou por razões de saúde;
- Privação total ou parcial de certos alimentos por motivos religiosos; jejum;
- Prato em que a comida é, em geral, pouco temperada, pobre em gorduras e em calorias e de digestão fácil.



Fontes:
Dicionário da Língua Portuguesa: http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/dieta
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dieta


Uma imagem sugestiva...

Esta manhã atrasei-me para sair de casa e para não perder mais tempo não tomei o pequeno-almoço. Como o trânsito até estava favorável consegui chegar ao meu local de trabalho 15 minutos antes da hora. Apesar de ter comigo umas ameixas secas, decidi ir a uma pastelaria para tomar café e talvez comer qualquer coisa. Com uma certa fome e centenas de bolos maravilhosos à frente confesso que me senti tentada... Eis senão quando sou chamada pela minha atenção para a imagem da funcionária que estava a bater freneticamente com aquela parte da máquina onde se coloca o café, para tirar as borras, e reparo que todo o seu braço "dançava", isto porque a senhora deve ter, garantidamente, mais de 100 Kg, e os braços estão cheios de gordura. Esta imagem foi super sugestiva, esqueci a imagem dos tentadores bolos e carcaças e concentrei-me no ideal "NÃO QUERO SER ASSIM"!



Pensei em contratar a senhora para passar comigo 24 sobre 24 horas nos próximos meses, certamente assim por certo passaria a ver determinados pecados sob um outro prisma, mas depois reflecti e cheguei à conclusão que certamente essa contratação me sairia cara...

segunda-feira, agosto 2

VONTADE NÃO TENHO MAS...

Popota Voltou!

E cá estou eu de novo, passados mais de três meses! Lamentavelmente não me foi possível dar continuidade ao registo aqui no blogue, mas espero que agora seja para valer!

As medidas não sei porque não me tenho medido. O peso é vergonhoso, sei que devia estar agora com 58Kg, dado que decorreram já 3 meses do meu último registo, mas não, infelizmente a perda foi bastante reduzida, estou com 69 Kg, mas em termos de volume a diferença a meu ver tem sido significativa, deixei para trás as calças 44 e visto agora o 40. Antes usava o 33 da Salsa, estou agora no 31.

Ainda me faltam perder 12Kg para alcançar os tão desejáveis 57Kg. Tenho cumprido com as idas ao ginásio e lá para além do exercício cardiovascular tenho também apostado bastante na musculação porque sinto muito necessidade de tonificar.

Apesar deste ar tão derrotista a verdade é que me sinto já bastante melhor. Falta muito? FALTA, eu diria até que falta o mais difícil mas devagar se chega ao longe e já estive bem pior, para trás já ficaram cerca de 30 Kg!

E SINTO-ME BEM POR ESTAR DE VOLTA A ESTE ESPAÇO DE REGISTO DE VITÓRIAS, DE DERROTAS, DE DIFICULDADES...