domingo, fevereiro 28

REGISTO DIÁRIO

Domingo, 28 de Fevereiro de 2010




Peso de manhã: 77,8 Kg
Diferença para o objectivo: 20,8 Kg

Água: 1 litro
Exercício Físico: 0
Pequeno-almoço: Acordei à hora de almoço...
Snack: //
Almoço: 1 perna de frango com arroz + 1 copo de coca-cola + 1 café
Lanche: 1 café + 1 cheeseburguer da europoupança + 1 iogurte da europopança [do mal o menor...]
Jantar: 1 ovo cozido + 1 dose pequena de esparguete + 1 bifinho de frango grelhado

De 27/02 para 28/02 perdi 100gr., apenas 100gr.! Por outro lado não me importo de perder apenas 100gr. por dia, se a alternativa for ganhar 1gr. É óbvio que assim demorarei imenso tempo a ficar "boa" mas do mal o menor! Podia ter sido pior!

BONA FORTUNA

Amanhã é um dia importante na vida da Popota. Passados 10 meses, feitos exactamente hoje, de ter dado à luz a coisinha mais boa, a Popota vai acordar às 7:15h, arranjar-se e ficar lindona, arranjar o Popotinho e sair com destino ao infantário, para depois seguir para a Câmara Municipal de Loures.

Amanhã é o primeiro dia do novo trabalho da Popota. Pela primeira vez irá desempenhar funções na sua área - Serviço Social - pelo que está felicíssima. Associada a esta felicidade existe um profundo desejo que corra tudo bem e que a Câmara de Loures seja um local de continuação e não apenas uma situação temporária. Acima de tudo o trabalho que será desenvolvido é extremamente interessante - elaboração do Diagnóstico Social do concelho.


OBJECTIVO SEMANAL


Por hoje ser domingo, e por ser o primeiro dia da semana, é dia de afixar o objectivo semanal. Assim, e tenho em conta o peso verificado esta manhã - 77,8Kg, o objectivo imposto é que no próximo domingo o peso seja igual ou inferior a 76,5Kg, ou seja uma redução de 1300gr (média diária de 186gr.).

Peso a 28/02/2010: 77,8Kg
Peso pretendido a 7/03/2010: =< 76,5Kg

sábado, fevereiro 27

REGISTO DIÁRIO

Sábado, 27 de Fevereiro de 2010

Peso de manhã: 77,9 Kg
Diferença para o objectivo: 20,9 Kg

Água: 1 litro e 1/2
Exercício Físico: 0
Pequeno-almoço: Banana + 1 café
Snack: Quiwi
Almoço: Pequena porção de empadão de atum + 1 café
Lanche: Cereais + leite
Jantar: 1 hamburguer com arroz


:)

COISAS A FAZER EM 2010


1. Atingir o peso mínimo de 58 Kg e vestir no máximo o 38;

2. Surpreender pela positiva e tornar-me indispensável no novo emprego;

3. Ler bons livros (e não apenas revistas);

4. Ir à neve;

5. Fazer uma inesquecível festa no primeiro aniversário do meu Gonçalinho;

6. Aprender a estacionar com orientação dos espelhos;

7. Comprar lençóis de seda/cetim dourados;

8. Correr durante uma hora seguida na passadeira;

9. Aprender a arte de ficar calada!;

10. Fazer muito sexo fora de casa;

11. Comprar vernizes bons;

12. Comprar uma mala boa;

13. Fazer canoagem no Zêzere;

14. Poupar dinheiro;

15. Fazer uma viagem romântica, mesmo que seja "cá dentro";

16. Aprender a ter mais paciência;

17. Comprar uma bicicleta e andar..!;

18. Tornar-me dadora de sangue;

19. Consolidar e aplicar os conhecimentos da alimentação saudável;

20. Doar bens a uma instituição de solidariedade;

21. Ajudar os outros, a começar pelos que estão mais próximos;

22. Deixar de ser medrosa, mas sem doer;

23. Tornar a casa nova num doce e glamoroso lar ;

24. Colocar o hidrante de manhã e à noite;

25. Ir ao teatro pelo menos 3 vezes;

26. Ir ao Santo António;

27. Aprender a fazer a manicure e pedicure;

28. Aprender a fazer sushi;

29. Adquirir e estudar alguns livros sobre cake design;

30. Ir ao jardim zoológico com o maridão e o bebé;

31. Fazer hidratação intensa ao cabelo com os produtos mais adequados;

32. Aprender teoria sobre fotografia digital;

33. Ser ainda mais feliz.


QUE DEUS ME AJUDE!!!

Nem que tenha que passar fome (e talvez nem assim...) mas este verão QUERO um biquini destes:


É uma necessidade profunda, se não conseguir ficarei seriamente abalada. Eu quero e vou conseguir!

QUERO! DAQUI A 60 DIAS

Era capaz de me esfolar para vestir este lindo vestido no dia em que o meu filhote lindo fizer um ano. Se tiveremos em conta que faltam apenas 60 dias para o evento e considerando os € 750,00 que o mesmo custa... pois :(

Preciso pesar pelo menos 68 Kg daqui a 60 dias, e isto porque preciso provar a mim própria que consigo no espaço de um ano recuperar o peso ganho com a gravidez. Eu sei que para muitas pessoas 1 ano é uma eternidade, sobretudo à luz de casos como o de Heidi Klum que aparentemente tem os bebés hoje e no dia seguinte está perfeita, mas é o timming que eu defini. De qualquer forma, embora este lindo outfit da criação do saudoso Alexander McQueen seja, na minha opinião, fantástico, nunca ficaria bem a alguém com 68 Kg, na melhor das hipóteses talvez a alguém com 58 Kg e 1,70mt! Fica no entanto o registo do desejo!

SUGESTÕES PARA EMAGRECER SEM SOFRIMENTO



"21 sugestões para fazer dieta sem sofrimento - Veja como perder peso sem perder a esportiva
Por Rachel Campello

Dieta da lua, da sopa, do abacaxi... tem gente que faz qualquer loucura para queimar uns quilinhos. Mas, a “recompensa” das dietas radicais é o inevitável efeito sanfona – o peso vai e volta em dobro. Sem falar do mal que cardápios restritivos, esquálidos, na base de um alimento só podem fazer para a saúde física e psicológica. Ou seja, quando você transgride as regras básicas da boa alimentação para tentar emagrecer ultra-rápido, o corpo e a mente reclamam, emitindo sinais de alerta para chamar sua atenção. Três feras da nutrição decifram esses sinais e mostram onde está o erro. Ouça os bons conselhos desse trio: Tânia Rodrigues, da RGNutri Consultoria Nutricional, Mônica Beyruti, da Clínica Alfredo Halpern, e Marcia Daskal, da Recomendo Assessoria em Nutrição e Qualidade de Vida, em São Paulo
1. Fico mal-humorada e irritada
Causa: você deve estar comendo pouquíssimo carboidrato, que funciona como matéria-prima para a fabricação de serotonina, o neurotransmissor que controla o humor. Além disso, estudos mostraram que cortar radicalmente pães, massas e arroz, como sugere a dieta do dr. Atkins, provoca enjôo e cansaço, o que deixa qualquer uma aborrecida.
Solução: para emagrecer sem perder o bom humor, inclua carboidrato em todas as refeições. O ideal é que represente entre 45 e 50% das calorias e, de preferência, que venha das massas e cereais integrais, frutas in natura ou secas, verduras e legumes.

2. Sinto muita dor de cabeça
Causa: quem se alimenta mal ou faz intervalos muito longos entre as refeições passa por episódios de hipoglicemia (queda nas taxas de açúcar), o que pode causar dor de cabeça.
Solução: em vez de só tomar café da manhã, almoçar e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições, comendo a cada três horas para manter o nível adequado de açúcar no sangue.

3. Já no terceiro dia de dieta, estou exausta
Causa: falta ferro no cardápio. Sem ele o oxigênio não chega como deveria nas células. Daí, bate sonolência e cansaço.
Solução: espante a moleza comendo alimentos com ferro. Carne vermelha, folhas verde-escuras (brócolis, espinafre) e feijão carregam esse mineral, que é melhor absorvido quando consumido junto com itens ricos em vitamina C (laranja, limão).

4. Não consigo me concentrar
Causa: pode ser carência de vitaminas do complexo B. Reguladoras do funcionamento do sistema nervoso central, elas são essenciais para manter a memória, a concentração e o raciocínio despertos.
Solução: comer mais alimentos que contenham vitaminas dessa família. É fácil, já que estão presentes nos grãos integrais (arroz, trigo e aveia) e na carne vermelha.

5. É só parar a dieta e engordo rapidamente
Causa: você emagrece e volta a comer como antes.
Solução: seu corpo precisa de 18 meses, no mínimo, para registrar o novo peso e parar de tentar resgatar os quilos perdidos. Afinal, ele não entende de estética e sim de reservas. Durante esse período – e mesmo depois –, continue praticando os novos hábitos para consolidar o processo de reeducação alimentar. Só assim vai evitar o efeito sanfona e estabelecer a sonhada paz com a balança.

6. Sem chocolate a vida fica sem graça
Causa: a deficiência de magnésio pode interferir nos níveis do neurotransmissor dopamina e, assim, alterar o humor. E, como o chocolate é fonte desse mineral, você fica desanimada sem ele. Além disso, a guloseima tem cafeína e teobromina – uma dupla que também funciona como uma injeção de ânimo.
Solução: o chocolate pode continuar na sua vida em pequenas porções. Um bombom por dia mata a vontade e traz a doce sensação de conforto e disposição. Depois, reforce o magnésio comendo cereais integrais e tofu (queijo de soja).

7. Fico deprimida
Causa: uma dieta com menos de mil calorias, por mais de cinco dias, causa mal-estar geral, fraqueza e até depressão. Por quê? É difícil consumir todos os nutrientes que você precisa, inclusive aqueles responsáveis pelo bom humor, dentro desse valor calórico. A expectativa por resultados rápidos também detona o estado emocional.
Solução: para perder peso sem perder saúde e disposição é preciso adequar a alimentação e o número de calorias às necessidades do seu corpo. Ser radical nessa hora sempre será prejudicial.

8. Só faço dieta se tomar remédio
Causa: existe um fator psicológico que leva as pessoas a acreditar que só emagrecem com medicação. Há ainda a idéia de que é preciso passar fome para perder peso. E os inibidores de apetite entram em cena para amansar o estômago vazio.
Solução: não importa quantos quilos você precisa perder – a dieta não pode ter menos de 1200 calorias diárias. E o uso de remédios só deve ser feito após uma avaliação médica.

9. Meu rendimento na academia cai
Causa: você está comendo menos do que precisa – falta energia para fazer os exercícios e, depois, ajudar na recuperação dos músculos. Beber pouca água também acelera o cansaço e prejudica os resultados.
Solução: pequenos lanches devem ser feitos antes e após a atividade física. E mais: se você se exercita por mais de uma hora, coma uma fruta (fonte rápida de energia) no meio do treino. Quanto à água, beba pelo menos 2 litros por dia.

10. Passo o dia pensando em comida
Causa: pensar mais vezes em comida é um efeito comum para quem está de dieta. Mas pode se tornar idéia fixa quando o cardápio é monótono.
Solução: varie ao máximo as refeições. Existem inúmeras opções de frutas, verduras, legumes, grãos e laticínios bem-vindos numa dieta. Outra dica é fazer uma refeição por semana sem censura, com tudo que você gosta, vigiando apenas a quantidade.

11. Meus cabelos perdem o brilho
Causa: comer poucos alimentos ricos em vitamina A ou reduzir drasticamente a gordura.
Solução: lipossolúvel, essa vitamina precisa da gordura para ser absorvida pelo corpo. Mas nada de apelar para a batata frita. Usar um pouco de azeite de oliva na comida é suficiente. Além disso, aumente as porções de frutas e legumes fonte de vitamina A, como cenoura e laranja.

12. Fico com mau hálito
Causa: você passa muitas horas sem comer. Resultado: o organismo entra em cetose e o hálito fica ruim. Isso acontece porque na falta de glicose (vinda especialmente de massa, fruta e cereais), o fígado usa a gordura estocada. Esse processo libera corpos cetônicos, substâncias produzidas pela degradação de gorduras. Voláteis, elas entram em contato com o ar e dão mau hálito.
Solução: consumir sucos ou frutas entre as refeições evita que você fique longos períodos sem comer.

13. Emagreço, mas fico flácida
Causa: comer proteína e carboidrato de menos faz o corpo usar a massa muscular como fonte de energia. E, aí, a flacidez é inevitável.
Solução: para emagrecer sem perder músculos, combine esses dois nutrientes em todas as refeições. E, ainda, faça exercício com carga (musculação, ginástica localizada) regularmente – só assim você estimula e fortalece a musculatura.

14. Minha digestão está mais lenta
Causa: você deve estar bebendo muito refrigerante ou suco durante as refeições para driblar a fome, e isso prejudica o processo digestivo.
Solução: o líquido não está proibido no almoço e jantar, mas precisa ser ingerido com moderação (um copo, no máximo) e em pequenos goles.

15. Meu intestino fica preguiçoso
Causa: falta fibra no prato ou, então, está consumindo um volume muito pequeno de comida.
Solução: as fibras são essenciais para o funcionamento do intestino, mas não agem sozinhas – exercício e água também são importantes. E observe se o volume de comida no prato está sendo suficiente para seu organismo formar o bolo fecal.
 
16. Estou toda hora com fome
Causa: excesso de carboidrato refinado (pães e massas feitos com farinha branca) e quase nada de proteína magra (aves e peixes).
Solução: caprichar na proteína magra reduz a absorção e a velocidade com que o carboidrato vira glicose. Isso evita quedas bruscas de açúcar no sangue e fome freqüente.

17. A TPM piora muito
Causa: carência de magnésio, que atua no humor. A falta de ômega 3, que tem um superpoder antiinflamatório, também agrava os sintomas que surgem nessa fase.
Solução: coma mais alimentos que tenham magnésio, como castanha- do-pará e amêndoa. Mas vá devagar, pois elas engordam. Semente de linhaça e peixes (atum, sardinha, salmão) têm ômega 3 e, por isso, também devem estar na sua dieta.

18. Os resultados são muito lentos
Causa: as calorias ou as porções devem estar sendo mal calculadas. Uma salada, por exemplo, fica muito calórica com molhos gordurosos.
Solução: faça um diário allimentar, procurando identificar onde estão os erros. E mais: tenha paciência. Perder peso gradualmente aumenta sua chance de sucesso.

19. A dieta me deixa enjoada
Causa: um cardápio rico em gordura, como nas dietas à base de proteína (carnes e frios têm gordura embutida), pode causar náuseas, pois esse nutriente exige demais do fígado e da vesícula na hora da digestão.
Solução: reduzir a quantidade de gordura e dar mais espaço no prato para opções mais leves como frutas, sopas, legumes e saladas.

20. Tenho dor de estômago
Causa: se você fica muitas horas sem comer, o estômago reclama mesmo.
Solução: faça seis pequenas refeições por dia. E evite exagerar no café na tentativa de enganar a fome – a cafeína da bebida irrita o estômago.

21. Ataco a geladeira no meio da noite
Causa: com medo de engordar, muita gente come pouquíssimo no jantar ou corta todo carboidrato do prato.
Solução: distribuir as calorias diárias em várias refeições sem ultrapassar a cota permitida. Nessa divisão, reserve cerca de 100 calorias para um último lanche – um iogurte ou uma fruta – antes de dormir.

in website da Revista Boa Forma, disponível em http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/21-sugestoes-fazer-dieta-sofrimento-534379.shtml, consulta efectuada a 27/02/2010

PRECISO DE CAFÉ!!!

Tenho sono!

Embora já sejam 9 da manhã, a verdade é que dormi mal. Adormeci já próximo das duas, e durante a noite acordei duas ou três vezes para ir ver o bebé, que já está a dormir no seu quarto, para confirmar se estava agasalhado ou simplesmente para lhe ir dar a "chucha perdida"! Para ajudar decidiu acordar às 7 e tal e manifestar-se! Fim do curto período de descanso!

Conclusão estou que nem posso, e a primeira coisa que preciso para me ajudar a enfrentar um novo dia é... CAFÉ!



Milhões de pessoas em todo o mundo iniciam o dia com um café. O cheiro, o sabor e a cafeína constituem-se como grandes prazeres. Além disso, existem estudos que demostram as vantagens de beber café para a nossa saúde e bem-estar.

O café tem apenas 2 calorias por chávena, o que é naturalmente insignificante. O cafezinho por si não engorda, desde que obviamente não seja acompanhado de açúcar, e por sinal ajuda a emagrecer. O primeiro motivo para se afirmar que ele é um bom adjuvante na hora de perder peso é o facto de ser um excelente diurético, fazendo perder mais rapidamente a retenção de líquidos. Para além do indicado antes, o café acelera o metabolismo, a cafeína tem um incrível poder de actuar no nosso processo metabólico ajudando na digestão e obrigando o organismo a queimar calorias muito rapidamente.

Não é segredo para ninguém que o café é um dos melhores energéticos, e a parte melhor é que é facilmente encontrado em qualquer pastelaria ou café ao virar da esquina. Mas não pense que agora é só beber café e acordar magra no dia seguinte! Ele ajuda mas não faz nenhum milagre. Uma boa dica é começar o dia com um cafezinho com vista à aceleração do sistema metabólico. Para além disto, vários estudos demonstram que tomar uma pequena chávena de café antes das refeições faz comer menos. O café ou mesmo a cafeína liberta no organismo algumas endorfinas de saciedade fazendo com que coma menos, e o consumo após as refeições ajuda na digestão. Claro que quando se senta para almoçar e pede um café, no mínimo o empregado vai ficar a olhar para si de lado...!

Mil e um benefícios tem então o café para a dieta contudo, não podia deixar de ressalvar alguns inconvenientes que por vezes se associam à tomam do mesmo nomeadamente, Problemas Gastrointestinais – pessoas que tem problemas estomacais tais como gastrite, úlcera, acidez não deveram fazer o uso de produtos que contenham cafeína; Insónia – para quem tem problemas em adormecar, o café também não é nada recomendado, por ser um estimulante poderá agravar o problema; Stress – quem tiver problemas de stress deve ter cuidado ao ingerir este "emagrecedor", se for um caso grave que precise de tratamento psicológico é então preferível consultar o seu médico para confirmar se a cafeína pode constituir um problema.


Um último alerta, o café pode ajudar a emagrecer mas é necessário algum cuidado na dosagem diária, não vou comentar qual a dose recomendada pois isso varia de pessoa para pessoa, se sentir algum problema com uma quantidade elevada de cafeína, deverá reduzir rapidamente e consultar o seu médico. Tomar café em demasia pode levar a contrair algum dos problemas indicados acima, por isso convém antes de mais fazer um uso consciente do mesmo.

Qualquer dúvida que vos possa surgir é só deixarem um comentário que terei o maior prazer em responder.

sexta-feira, fevereiro 26

ACELERAR O METABOLISMO



O metabolismo é o ritmo a que o organismo consegue queimar energia e gorduras, ou seja, quanto mais acelerado estiver o seu sistema metabólico, mais calorias queima, mais depressa emagrece ou mantém o peso ideal. Embora existam vários factores que determinem a rapidez ou lentidão do ritmo de metabolismo de cada pessoa – sexo, idade, genética, stress, volume de tecido muscular, peso, quantidade de exercício físico praticado – existem várias formas de pôr o metabolismo a trabalhar eficazmente para a sua linha.


Tome o pequeno-almoço. Nunca saia de casa sem tomar o pequeno-almoço, isto porque é a ele que se deve o arranque e a manutenção do ritmo do metabolismo ao longo de todo o dia.
Nunca salte refeições. Um dos maiores mitos em torno dos planos de emagrecimento é que se saltar refeições vai perder peso mais rapidamente. Nada mais errado – para além de correr o risco de comer exageradamente ao jantar depois de ter “saltado” o almoço, por exemplo, a verdade é que o não cumprimento das refeições desacelera o metabolismo.
Menos comida, mais vezes ao dia. Distribua as habituais três grandes refeições diárias por cinco ou seis refeições menores. Tente comer de três em três horas, fazendo os possíveis para realizar as refeições sempre à mesma hora. Para além de acelerar o metabolismo e perder peso de forma mais rápida, dificilmente sentirá aquela sensação de fome acentuada ao longo do dia.
Ingira alimentos energéticos. Para dinamizar o metabolismo, a lista de compras deve incluir os seguintes alimentos: couve-de-bruxelas, espinafres, brócolos, espargos, alface romana, lentilhas, feijão, nozes, amendoins, amêndoas, cajus, sementes de girassol e abóbora, iogurtes magros, ovos, frutos cítricos, maçãs, cereais integrais, salmão, carne magra e de aves, chá verde, café e chocolate preto. Planeie todas as refeições para incluir estes e outros alimentos saudáveis, evitando cair em tentação e/ou saltar refeições.
Uma dose de picante, por favor. Os alimentos picantes ou especialmente condimentados fazem maravilhas ao ritmo metabólico, aumentando-o em cerca de 50% durante pelo menos até três horas depois da refeição.
Água, água, agua. Nunca é demais lembrar a importância do H2O nas nossas vidas: ao eliminar as toxinas produzidas pelo organismo quando queima gordura, a água assegura que o corpo funcione a 100%, incluindo o nível do metabolismo... que se quer rápido e eficiente.
Mexa-se. Quanto mais se mexer, mais activo estará o metabolismo, mais calorias e gorduras serão desfeitas. Desde exercício aeróbico três vezes por semana durante 30 minutos (caminhar, correr, dançar, nadar) a movimentos tão simples como subir escadas, caminhar enquanto fala ao telefone e fazer alongamentos depois de algumas horas ao computador, o importante é não deixar que o sedentarianismo tome conta do seu corpo.
Pratique musculação. Quanto mais músculo tiver o corpo, mais fácil e rapidamente o organismo queima calorias e gorduras indesejáveis, por isso, é importante fortalecer a massa muscular através de exercícios localizados e com pesos. Se for executado pelo menos três vezes por semana durante 20 minutos, o trabalho de força e resistência pode aumentar o metabolismo em cerca de 15%.
Durma como um bebé. Não sabia que uma boa noite de sono, todas as noites, faz maravilhas ao metabolismo? Se não dormir bem ou se dormir pouco, não vai acordar com a energia necessária para mais um dia, os músculos do corpo não estarão a 100% e o seu sistema metabólico ressente-se imediatamente. Conclusão? Perde massa magra e acumula massa gorda.

RIR FAZ EMAGRECER!

"Calorias são pequenas bactérias inescrupulosas que vivem nos guarda roupa e que, durante a noite, apertam as roupas das pessoas..."


 
Alguns minutos de riso podem substituir a ida ao ginásio?! Não, mas rir queima calorias. Um estudo realizado por 45 pares de amigos (somos mais propensos a rir quando estamos acompanhados) que assistiram a filmes cómicos ligados a um aparelho que media a queima de calorias, bem como a um monitor cardíaco demonstrou que rir aumenta a freqüência cardíaca em 10% a 20%, e queima cerca de 1,5 caloria por minuto. Feitas as contas, rir durante 15 minutos por dia ao longo de um ano pode fazer perder até dois quilos!

Se a rir não conseguir queimar calorias suficientes que a façam perder peso, o melhor será então queimar calorias da forma mais prática...



QUEM PRECISA DE MOTIVAÇÃO?!

Certas imagens valem por mim palavras...

FALTA JUSTIFICADA



Embora hoje seja sexta-feira e como tal dia de ir ao gym, não piquei o ponto. O Gonçalito está com uma tosse terrível e uma otite que insiste em importuná-lo como tal, não me senti bem em deixá-lo para ir treinar. Apesar disso, e tendo em conta que há 4 anos atrás o meu maridão pagou €500,00 por uma bicicleta estática, decidi rentabilizar o investimento e lá fui eu vestir o outfit de treino... 45 minutos, 325 calorias e 21 Km depois rendi-me ao cansaço, tomei um bom banho e aqui estou eu, pronta para descansar em paz... até amanhã de manhã!

10 ESTRATÉGIAS PARA POTENCIAR A IDA AO GINÁSIO

"Estar cometido a um plano de emagrecimento nem sempre é fácil – a começar pela dieta alimentar e a acabar no regime de fitness. Cumprir religiosamente algum tipo de actividade física é essencial para livrar-se dos quilos indesejados, mas pode ser prejudicada pela falta de tempo e de motivação. No entanto, existem várias estratégias a adoptar para que quando estiver efectivamente no ginásio, possa potenciar ao máximo as sessões de treino, para resultados mais eficientes e visíveis.



Tome um café antes de suar. Estudos recentes mostram que o café ajuda a treinar – para além de o ajudar a manter-se mais alerta e concentrado, até contribui para uma performance física optimizada. Se o principal objectivo do seu plano de fitness é emagrecer, então saiba que a cafeína acelera o ritmo cardíaco e o metabolismo… o que é precisamente aquilo que se quer.



Aquecimento adequado. Nunca descure a importância do aquecimento antes de qualquer sessão de actividade física. Por exemplo, se vai fazer exercícios com pesos que vão trabalhar essencialmente o tronco e membros superiores, é necessário fazer um aquecimento prévio adequado, caso de alguns movimentos de remo e não correr na passadeira. Adeqúe o aquecimento àquilo que se seguirá.



Mantenha-se hidratado. Quando faz um workout, o corpo perde muitos líquidos o que, por sua vez, pode levá-lo a terminar a sessão de ginástica antes do previsto porque começa a sentir-se cansado e sem forças. Se quer potenciar cada uma das aulas de ginástica, é crucial manter-se hidratado ao longo de todo o workout, por isso, não saia de casa sem uma garrafa de água.



Trabalhe todos os grupos musculares. Existem dois tipos de exercícios que envolvem pesos – os isolados e os combinados. Os exercícios isolados trabalham apenas um músculo de cada vez, o que não se traduz em benefícios gerais para o corpo, ou seja, são demasiado localizados para produzir os efeitos desejados. Os exercícios combinados, por sua vez, trabalham vários grupos musculares em simultâneo e apresentam diversas vantagens: poupam tempo, queimam mais calorias e trabalham todo o corpo num espaço temporal mais curto.



Pesos pesados. Não há volta a dar – os pesos leves não têm os mesmos resultados que os pesos pesados, são apenas… mais leves. Se o objectivo é realmente perder peso e tonificar o corpo, tem de se agarrar aos pesos pesados. Não tenha receio que, de um dia para o outro, se vai transformar numa daquelas pessoas hiper-musculadas – vai simplesmente queimar calorias mais rapidamente e ver um maior progresso, em menos tempo.



A dois é melhor. Por vezes, a única coisa que precisamos para vencer a preguiça que nos ataca cada vez que temos de calçar as sapatilhas é outra pessoa. Ter um amigo fitness traduz-se muitas vezes no impulso que precisa para não faltar a uma única sessão de ginásio e para fazer mais e melhor… principalmente se o seu colega o está a motivar para correr mais 5 minutos ou se ele, que confessou estar até um pouco cansado, já está a fazer bicicleta há 25 minutos consecutivos. Se ele consegue, você também consegue.



Tenha uma rotina fixa. Há quem chegue ao ginásio e perca vários minutos preciosos a andar de um lado para o outro a tentar decidir o que vai fazer. Para evitar perder tempo de exercício precioso, planeie as sessões antes de chegar ao ginásio e tenha uma ou duas rotinas memorizadas para rentabilizar os minutos que efectivamente tem para suar. Vai ver que as sessões se vão tornar muito mais produtivas.



Música maestro. A música e o exercício físico devem estar sempre de mão dada – não há nada como um tema musical potente, ouvido bem alto, para o pôr a correr mais depressa, a saltar mais alto. Crie o seu próprio playlist pensado nos seus workouts, com temas que o motivam a mexer-se. Na hora de queimar muitas calorias, é só pressionar play.



Estabeleça uma meta. Irá tirar o maior partido de cada workout se tiver um objectivo específico, uma meta delineada, do que se simplesmente se desloca todas as semanas ao ginásio por hábito. Pode ser, por exemplo, perder 5 quilos em 4 meses ou 2 cm de cintura em 2 meses – uma vez estabelecida a meta, o mais certo é que fará tudo para atingi-lo, o que vai potenciar também a sua concentração e esforço. Assim, as visitas semanais ao ginásio passam a ter mais sentido.



Limite as sessões a 45 minutos. Um workout não deve exceder os 45 minutos – mais do que isto e o corpo começa a produzir um químico que pode acabar por prejudicar todo o progresso conseguido até então. Para além disso, ao limitar as sessões terá de fazer mais, em menos tempo, o que vai intensificar as suas sessões… e os resultados não tardarão. "
 
in: website "A Minha Dieta - Melhore a sua Saúde e Bem-estar"
http://aminhadieta.com/artigos/10-estrategias-para-potenciar-sessoes-ginasio (acedido a 26/02/2010)

QUEM É A POPOTA?!

Quem é a "Popota"?!

A Popota é uma miuda-mulher extrovertida, simpática, inteligente e blá, blá, blá... Para além das suas qualidades e defeitos, que são variados, a Popota não se define pelo excesso de peso embora esse seja eventualmente o seu calcanhar de Aquiles.

Tenho 27 anos, sou casada, e mãe de um lindo bebé com 9 meses, o Gonçalo. Nunca fui magra, há 4 anos atrás pesava 85 Kg, há dois anos atrás pesava 64 Kg, há 9 meses atrás pesava 98 Kg. Actualmente peso 78 Kg e mais umas gramas. Daqui a 4/5 meses pesarei 57 Kg, assim me esforce!

Quando engravidei pesava 68Kg, 9 meses e alguns dias depois apresentava o peso de 98Kg, nada mais, nada menos do que mais 30 kg!!!

Mais do que as palavras deixo as imagens, que falam por si... :(

A Popota quando pesava 67 Kg


A Popota com 65 Kg


A Popota


Mamã Popota com 83 Kg


O barrigão aos 8 meses

EXERCÍCIO FÍSICO



E porque o exercício físico é um dos elementos fundamentais para conseguir perder peso e alcançar um corpo tonificado, comecei no início do presente mês a frequentar o ginásio. Vou ao gym três a quatro vezes por semana, segunda - quarta - sexta e por vezes também ao sábado. Custa começar a fazer exercício quando se esteve parado durante tanto tempo, mas por outro lado é fantástica a sensação que se obtém após o treino.

O ginásio onde estou inscrita tem uma grande componente de musculação e é frequentado por muitos atletas do culturismo e do powerlifting. Um dos monitores foi campeão nacional de culturismo em 2007 e 2008. O ginásio é o Cybergym na Póvoa de Santa Iria. Tem horário de funcionamento alargado e muitas modalidades o que é óptimo para quem queria diversificar a sua actividade. De momento e pelos próximos três meses vou estar dedicada ao cardiofitness, a "matar calorias"! Faço 60 minutos de cardio, divididos por 30 minutos na passadeira e 30 minutos na bicicleta elíptica. Inicialmente fazia 20 minutos na passadeira, 20 na bicicleta e 20 na elíptica mas acho mais produtivo o treino que faço actualmente pois sentia uma grande quebra de rendimento na bicicleta, sobretudo porque tenho problemas num joelho e ressentia-me, o que me fazia diminuir a intensidade. Descobri também que a elíptica dá muito mais resultado pois garante a actividade de mais músculos do que a bike simples.

Terminados os 60 minutos passo para o tapete para fazer abdominais, e depois faço máquinas de extensão das pernas e glúteo e finalmente, máquinas do "ferro" para treinar os músculos dos braços.
Está a correr bem e sinto-me cada vez mais motivada. O meu marido também anda no ginásio pelo que o seu apoio é uma mais-valia. Só agora vou iniciar seriamente um regime alimentar contudo, desde o início do mês quando comecei a ir ao gym já perdi 2 kg, só com exercício físico, o que me leva a acreditar que associando a este um saudável regime alimentar vou ganhar esta guerra!

A PERSONIFICAÇÃO DO CORPO PERFEITO

Stacy Ann Ferguson (Hacienda Heights, 27 de Março de 1975), cantora e actriz americana, mais conhecida por Fergie, é a vocalista dos The Black Eyed Peas. E para mim, personifica o corpo feminino perfeito, o que significa que me via perfeita e feliz num corpo assim. Não desfazendo da gaja que é loura e boa, e parafraseando a nossa tuguérrima Maya, a rapariga veste melhor de corpo do que de cara, não que seja feia, mas para mim a beleza dela não é estonteante, mas se calhar é pura inveja e algum rancôr pelo facto do meu gajo dizer que ela "é boaaa".

DICAS PARA EMAGRECER COM SUCESSO

1. Comprar roupas abaixo do número. Exemplo, vestindo eu um 44, compra umas calças 42 de que goste particularmente de modo a sentir motivação extra para alcançar o dia em que as consiga fazer passar das ancas para cima!

2. Nunca passar fome. Passar fome é a primeira asneira que se pode fazer. O corpo carente de hidratos revolta-se!  

3. Comer em pratos rasos e pequenos.

4. Festas e Jantaradas: Comer algo antes de ir, e relembrar-se que o fez vai ajudar a que se possa rejeitar muitas tentações.

5. Comer chocolate e outras guloseimas? Pode, com certeza! Mas um bem pequeno... um quadradinho! Qual é a mulher que se consegue abster ad eternum de chocolate?!

6. Mentalizar-se que emagrecer leva tempo. Em média, para se emagrecer de forma saudável demoramos duas ou três vezes mais tempo do que aquele que levamos a engordar.

7. Beber muita água. Beber em média 2 a 3 litros de água por dia, ou se não conseguir, pelo menos deve beber 5 a 8 copos de água diariamente (o que é em termos práticos é basicamente a mesma coisa...)

8. Ter uma meta de emagrecimento. Exemplo, caber naqueles jeans lindos de morrer, ou ser a deusa da praia naquele biquini maravilhoso.

9. Amar a imagem que o espelho lhe devolve. Veja-se como deseja ficar, afinal gordas ou magras, ser mulher faz de nós seres humanos fantásticos!

10. Coma mais do que devagar. O cérebro demora 20 minutos para assimilar que está alimentado e satisfeito.

11. Ocupar o tempo connosco e não com o frigorífico ou a despensa.

12. Comer saúde. Nem sempre o que é agradável às papilas gustativas é o melhor para o organismo. Procure comer coisas saudáveis.

13. A realidade cria-se por intenção. Deve ter compulsivamente o pensamento em coisas boas: poder comprar as roupas que quer e não em função do tamanho; sentir-se bem e saudável; ser alvo de piropos; sentir-se desejada...

O CERNE DA QUESTÃO...

Objectivos:

Peso Inicial (26/02/2010): 78.6 Kg
Altura: 1,62Cm
Meta final: 57 Kg
Total a eliminar: 21,6 Kg

REGISTO DIÁRIO

Sexta-feira: 26/02/2010

Peito: 100 Cm
Cintura: 84 Cm
Anca: 109 Cm

Peso de manhã: 78.6 Kg
Água: 1,5 Lt
Exercício Físico: 45 minutos de bicicleta estática

Pequeno-almoço: 1 sandes de queijo e um galão
Almoço: 2 ovos cozidos e salada de alface
Lanche: 1 panqueca
Jantar: 1 porção pequena de empadão de atum