segunda-feira, janeiro 20

7 Dicas para Evitar a Compulsão Alimentar


"A ansiedade é muito comum em pessoas acima do peso e principalmente em mulheres que seguem dietas o que desencadeia a compulsão alimentar.

Fome ou Vontade de Comer? Descubra os sintomas da compulsão alimentar e confira 7 dicas para elimina-la!
Quando ficamos ansiosas ou nervosas o primeiro impulso é comer, comemos para compensar as frustrações.
O grande problema de descontarmos toda nossa frustração e ansiedade na comida é que o nosso peso aumenta muito e ficamos pior, com mais irritação, mais ansiedade e isso acaba se tornando um ciclo vicioso.

Sintomas da Compulsão Alimentar

Quem sofre desse distúrbio geralmente não percebe logo no inicio, e só toma conhecimento da situação quando já está muito acima do peso ou com outros problemas de saúde.
Comer mais do que precisa e passar mal em seguida é o sintoma mais comum dacompulsão alimentar.
Comer quantidade exagerada de comida e em pouquíssimo tempo, ou seja, comer rápido devorar a comida praticamente sem mastigar é mais um sinal de que pode estar com compulsão alimentar.
Uma pessoa com compulsão alimentar não come apenas aquilo que tem vontade ou o que gosta, mas qualquer alimento que encontre em sua frente. Porém alguns sentem uma necessidade específica de determinados grupos alimentares, alguns tem compulsão por doces, outros por frutas ou salgados e massas.
As mulheres na faixa de 20/30 anos são as maiores vítimas da compulsão alimentar. Se você se identificou com alguns dos sintomas acima procure um médico.

Fome ou Compulsão?

Como identificar se está com fome ou se é a compulsão alimentar? Quando sentimos fome é porque nosso corpo está necessitado de fonte de energia e nutrientes, portanto os sintomas são diferentes da compulsão, confira:
Se você também sofre com a compulsão alimentar temos aqui 7 dicas para evitar os sintomas:
Quando vemos aquela mesa linda cheia de variedades e muita quantidade de comida acabamos comendo muito além do que precisamos, mesmo que estejamos sem fome repetimos o prato ou ficamos beliscando aquele prato que mais gostamos. Deixe a comida fora de vista assim fica mais fácil resistir.
Comer devagar e mastigar bem os alimentos faz com que nos sintamos mais saciados assim demoramos mais para sentir fome. Quando mastigamos bem os alimentos e demoramos mais tempo á mesa temos tempo de sentir a saciedade, se comemos rápido não dá tempo do nosso cérebro identificar o alimento e promover a sensação de saciedade.

Comendo a cada 3 horas a pessoa não sente uma fome exagerada na hora das refeições o que significa que irá comer menos e evitar os lanches fora de hora. Além disso, irá manter o metabolismo ativo o que ajuda no processo de emagrecimento. Comer a cada 3 horas é saudável, pois fornece nutrientes ao corpo e melhora a imunidade.

Um belíssimo prato de salada ou legumes de entrada é uma boa estratégia para comer menos de outros alimentos. As verduras e legumes possuem fibras e água isso irá ocupar um bom espaço no estômago e a saciedade será alcançada com uma quantidade menor de comida.

O triptofano é um tipo de aminoácido indispensável á saúde e bem estar, ele estimula a produção da serotonina ambos são responsáveis pela sensação de bem estar e felicidade. Agem também contra a ansiedade já que possuem ação calmante e relaxante. O triptofano é uma substância ligada diretamente ao humor e sono, portanto sua presença no organismo é indispensável.
Alimentos ricos em triptofano: Banana; leite; Oleaginosas; Vegetal verde escuro; Cacau; Aveia entre outros. Para produzir a serotonina o triptofano necessita da vitamina B3, niacina e magnésio.

Mesmo que você não esteja com fome naquele momento é muito importante respeitar e seguir corretamente os horários das refeições para evitar sentir fome exagerada depois e para manter a rotina do funcionamento do organismo.

Além de ser saudável e higiênico essa ação indica ao seu cérebro que você terminou a refeição assim aos poucos ele se acostuma e aquela vontade de comer principalmente doce após as refeições vai diminuindo.
Já experimentou alguma das dicas acima? Comente sobre quais delas funcionou com você e as que não funcionaram."

Sem comentários: