terça-feira, março 23

PEDÓMETRO

Não fique parado a ver os dias a passar! Tenha uma vida mais activa.


Este mês descobri um novo aparelho, o pedómetro. Já adquiri um, na Sportzone. São muito baratos, existem inúmeros modelos a partir de € 7,00. O pedómetro é sem dúvida uma excelente forma de avaliar o nosso nível de actividade física (especialmente a actividade informal, também chamada de actividade física do dia-a-dia).

O que é e para que serve o pedómetro? Trata-se um aparelho de utilização simples e prática, que serve especialmente para monitorizar a actividade física através da contagem dos passos dados, embora possa também registar a distância percorrida e as kcal gastas.

A utilização do pedómetro vai possibilitar o planeamento de um programa ou a simples adopção de pequenas estratégias que visam aumentar o nível de actividade física das pessoas sedentárias ou pouco activas.

Como e quando se utiliza? O pedómetro deve ser utilizado durante todo o dia, com excepção para o período de sono e para as actividades em meio aquático (tomar banho, hidroginástica, natação), uma vez que o aparelho não é à prova de água.

Para mais precisão na contagem, o pedómetro deve ser colocado na cintura, preferencialmente na região lateral por cima da crista ilíaca (osso da anca)

Como sei se sou ou não activo? É recomendável que cada pessoa efectue mais de 10.000 passos por dia, apesar de valores superiores a 7.500 passos serem considerados aceitáveis. Valores inferiores a 5000 passos por dia indicam um elevado nível de sedentarismo nas actividades quotidianas e devem ser evitados.

OBJECTIVO 28/04/2010

Calendarização do objectivo:




Data: 24/03/2010
Objectivo: 75.4 Kg

Data: 31/03/2010
Objectivo: 74 Kg

Data: 07/04/2010
Objectivo: 72.5 Kg

Data: 14/04/2010
Objectivo: 71 Kg

Data: 21/04/2010
Objectivo: 69.5 Kg

Data: 28/04/2010
Objectivo: 68 Kg

A Popota voltou!

A Popota voltou!




Depois de quase um mês distante, cá estou de regresso. Diariamente reforcei a minha intenção de cá vir proceder às devidas actualizações mas foi-me muito complicado. Como indiquei anteriormente comecei agora a trabalhar e por isso ando em fase de adaptação às novas rotinas e horários. Finalmente agora já nos começamos a encaixar na nova vida.



Em termos de dieta infelizmente não se registaram grandes mudanças. Estou presentemente com 75,6Kg e não me voltei a medir. A maior parte dos dias consigo controlar o que como mas lá vem um dia em que é o descalabro total e transformo-me numa implacável máquina devoradora… Melhores dias virão!!!



Amanhã faço anos! 28! Agora o objectivo é que até dia 28/04/2010 consiga alcançar o peso de 68Kg. A 28/04/2010 o meu menino-mais-que-tudo faz 1 ano, e pretendo nessa altura ter o peso que tinha antes de engravidar. Não tenha a certeza se tinha 68 ou 66Kg quando engravidei mas era por aí.

quinta-feira, março 4

MITO DO DIA III



Mito: "Pouca gordura" ou "sem gordura" significa sem calorias.

Facto: Por exemplo a maioria das frutas tem naturalmente pouca gordura e calorias. Porém, outros alimentos com pouca ou nenhuma gordura podem ainda assim ter muitas calorias. Geralmente esses alimentos têm açúcar extra, farinha ou amido para que fiquem mais saborosos. Esses ingredientes podem adicionar calorias, as quais resultam em ganho de peso.
Alimentos com pouca ou nenhuma gordura geralmente tem menos calorias, para a mesma porção, do que o produtos com toda a gordura. O número de calorias depende da quantidade de carboidrato, proteína e gordura no alimento. Carboidratos e proteínas têm em média 4 calorias por grama, enquanto as gorduras possuem mais do dobro (em média 9 calorias por grama).

REGISTO DIÁRIO


Quinta-feira, 04 de Março de 2010
Peso de manhã: 77.3Kg
Diferença para o objectivo: 20.4 Kg

Água: 2 Lt
Exercício Físico: 0

Pequeno-almoço: Cereais com leite + 1 café
Snack: 1/2 sandes de queijo + 1 néctar
Almoço: 1 hamburguer H3 com espinafres e ovo escalfado e uma quantidade reduzida de arroz + 1 café
Lanche: 2 bolachas diet de fruta
2.º lanche (às 19:30h) - 1 sandes de queijo
Jantar: duas colheres de caril de frango

REGISTO DIÁRIO



Quarta-feira, 03 de Março de 2010Peso de manhã: 77.5Kg
Diferença para o objectivo: 20.5 Kg


Água: 1,5 Lt
Exercício Físico: 60 minutos de cardio + musculação localizada

Pequeno-almoço: Cereais integrais com leite + 1 café
Snack: 0
Almoço: Vitela assada com arroz e salada + 1 café
Lanche: 1 sandes de queijo + galão + 1 café
Jantar: 1 hamburguer grelhado com 1 colher de arroz

ACHAM GRAÇA?! EU NEM POR ISSO!!!

terça-feira, março 2

220 gr por dia... ou por noite!!!

Ainda faltam 1100gr. para o objectivo semanal... Tendo em conta que faltam apenas 5 dias para a conclusão do prazo (domingo às 23:59h), tenho que perder 220gr por dia... até parece que já ouço a balança a cantar vitória... EU DISSE PARECE! Isto porque a esperança é a última a morrer!


Questão pertinente... SE EU DEIXAR DE COMER ATÉ DOMINGO SERÁ QUE CONSIGO GANHAR CONTRA A BALANÇA?!!

MITO DO DIA II


Mito: Certos alimentos, como a pêra, a alface, o abacaxi ou o limão, podem queimar gordura e consequentemente provocar perdan de peso.

Facto: Nenhuma comida pode queimar gordura. Alguns alimentos, com a cafeína, o chá verde, a pimenta, entre outros, podem ajudar a acelerar o metabolismo (a forma como o seu organismo usa a energia, ou calorias) por um período curto de tempo, mas não causam perda de peso. A melhor maneira de emagrecer é diminuir o número de calorias ingeridas e ser mais activo fisicamente.

NINGUÉM MERECE...

Depois de um árduo e extremamente cansativo dia de trabalho não encontrar o carro no estacionamento...



NÃO, NÃO... FOI MUITO PIOR....



Exactamente, REBOCADO!!!

E a parte pior foi ter que pagar € 100,00 por uma coisa que eu não pedi!

Ninguém merece, muito menos o Popota Mobile!

P.S.: A única parte boa foi saber que pelo facto do carro ser automático tiveram um trabalhão para o rebocar! Deviam ser todos automáticos!

REGISTO DIÁRIO

Terça-feira, 02 de Março de 2010


Peso de manhã: 77.6Kg
Diferença para o objectivo: 20.6 Kg

Água: 1,5 Lt
Exercício Físico: 0

Pequeno-almoço: 1 sandes de pão de forma integral com queijo fresco magro + 1 cappucino + 1 café
Snack: 1 café
Almoço: 1 hamburguer grelhado com salada + 1 café
Lanche: 2 bolachas diet de fruta
2.º lanche (às 19:30h) - 1 iogurte com muesli
Jantar: 3 quiwis

segunda-feira, março 1

MITO DO DIA I



Mito: "Saltar" refeições é uma boa forma de emagrecer.

Facto: O corpo humano precisa de certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se nos abstivermos de certas refeições durante o dia, estaremos apenas mais propensos a compensar as calorias em falta ao comer mais na próxima refeição. Estudos demostram que pessoas que ignoram o café da manhã tendem a ser mais pesadas dos que aquelas que tem um desjejum nutritivo. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas refeições várias vezes ao dia e que incluam uma variedade de alimentos nutritivos e com poucas gorduras e calorias.

REGISTO DIÁRIO

Segunda-feira, 01 de Março de 2010

Peso de manhã: 77.8Kg
Diferença para o objectivo: 20.8 Kg


Água: 1Lt
Exercício Físico: 45 minutos de cardio (passadeira e eliptica) + musculação localizada
Pequeno-almoço: cereais + leite + 1 sumo de laranja natural + 1 café
Snack: Nada
Almoço: Maruca cozida com bróculos e cenoura + 1 café
Lanche: 3 bolachas de aveia
Jantar: 1 hamburguer grelhado + 2 colheres de arroz